Romeu e Julieta, pela Companhia Nacional de Bailado, em Fevereiro

Depois da estreia em Portugal no Centro Cultural de Belém (CCB), no dia 21 de Dezembro de 2001 e do regresso em Dezembro do ano passado, no Teatro Nacional de São Carlos, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta em Fevereiro Romeu e Julieta, no Teatro Camões.

Nos dias 9, 10, 11, 17, 18 a apresentação será pelas 21h00 e nos dias 12 e 19, às 16h00.

Aqui fica o texto de apresentação (fonte: CNB)

De todas as peças escritas por William Shakespeare, Romeu e Julieta é indubitavelmente a que mais tem sido utilizada como tema para a dança.

A história do Romeu Montéquio e Julieta Capuleto e o seu trágico e romântico destino, causado pela rivalidade entre as suas famílias, foi escrita nos finais do séc. XVI (1594-1595).

Grande parte do sucesso que as inúmeras produções de bailado desta obra obtiveram no séc. XX não se deve somente à magnificência da obra de Shakespeare mas também à sua frequente associação com a música de Serguei Prokofiev, escrita em 1935, pouco após o seu regresso à União Soviética.

Esta versão de Romeu e Julieta, coreografada pelo sul-africano John Cranko para o Teatro alla Scala de Milão em 1958, foi estreada pela Companhia Nacional de Bailado no ano de 2001 e é, ainda hoje, uma das versões coreográficas de referência.

Ficha técnica (fonte: CNB)

Coreografia John Cranko · Música Serguei Prokofiev
Argumento John Cranko segundo William Shakespeare
Cenografia João Mendes Ribeiro
Figurinos António Lagarto
Imagens Daniel Blaufuks · Desenho de luz Cristina Piedade

Deixar uma resposta