Rufus Wainwright and His Band + Teddy Thompson no Coliseu dos Recreios (07/06/2012)

Texto por Andreia Vieira da Silva

Rufus Wainwright and His Band apresentaram-se na quinta-feira passada em Lisboa para promover o mais recente álbum, Out of the Game. Depois de ter actuado nos Coliseus em 2009, com as suas “Songs for Lulu”, o cantor norte-americano regressa com uma sonoridade ligeiramente diferente, como o próprio diz “mais dançável”.

A primeira parte coube a Teddy Thompson, também ele integrante da banda da noite. Este cantor e  compositor britânico de folk rock é filho de duas figuras de proa da cena folk britânica desde os anos 60, Richard e Linda Thompson. Ao entrarmos no Coliseu, o que se ouve cá fora é uma voz semelhante à de Rufus, mas mais suave. O timbre é enganador, no entanto. Com o primeiro álbum lançado em 2000, Teddy Thompson conta com uma carreira já consistente, tendo trabalhado com vários artistas, como Marianne Faithfull, e temas incluídos em filmes como Brokeback Mountain. Uma primeira parte sólida, com Teddy acompanhado apenas da sua guitarra. Com o último disco datado de 2011, “Bella”, o alinhamento baseou-se na sua apresentação.

Cerca de 20 minutos depois as luzes apagam-se, para dar ênfase às velas que foram colocadas em palco. Nada mais sugestivo para dar início à primeira canção, “Candles”, que Rufus canta a plenos pulmões, acapella. Escusado será dizer que é nestes momentos que conseguemos perceber a força de um artista, e reconhecer  todo um talento nato, sem qualquer luzes artificiais, com uma audiência completamente silenciada, e com uma voz que preenche aquele recinto inteiro cristalinamente.

Seguidamente “Rashida” e “Barbara” começam o lote de canções maioritariamente dedicado ao recém nascido álbum, que o público parece já conhecer tão bem. Entretanto, é de realçar os diálogos animados que Rufus cria com a banda e o público, fazendo referências ao nosso português, que lhe soa a um inglês ao contrário. As gargalhadas são muitas, e ainda não acabámos de rir, já está ele concentrado em mais uma canção séria. Em “Song of You”, fala das saudades que sente do companheiro.

Com “Greek Song” regressa ao passado, ao tempo de “Poses”, de 2001. “April Fools” leva-nos ainda mais longe no tempo, a 1998, ao álbum de estreia, homónimo. Já em “The One You Love” vamos até 2004, a “Want Two”. Houve espaço para ainda se fazer uma homenagem à falecida mãe do cantor e, uma das forças da Folk canadiana, Kate McGarrigle, que Rufus já havia trazido a este mesmo Coliseu, com Teddy Thompson a interpretar “Saratoga Summer Song” e Krystle Warren a soltar os pulmões em “I Don’t Know”.

Entramos então numa torrente de canções de “Out of the Game”, com “Respectable Dive”, a conhecedíssima canção que empresta título ao disco, e que em vídeo conta com a presença de Helena Bonham-Carter, a quem Rufus faz referência. Em “One Man Guy”, original do pai, Loundon Wainwright III, podemos denotar a qualidade de todos os 8 músicos em palco, e perguntamo-nos se há alguém que não saiba cantar ali.

Para finalizar, “Bitter Tears”, que é, de resto, a canção mais pop, mais anos 80, mais “alegre” de todo o alinhamento, e provavelmente de toda a sua discografia. É impossível não viajar ao som dos sintetizadores. Impossível seria também ficarmos sem imagens de Rufus ao piano, e tivemos o que queríamos, “Cigarettes and Chocolate Milk”, “Poses” e ainda uma versão de Kate McGarrigle “Waking Song”.

No fim fica patente uma devoção músico-público e vice-versa que ajudou também a tornar este concerto memorável.

Setlist:
Candles
Rashida
Barbara
Welcome to the Ball
Song of You
Greek Song
April Fool’s
The One You Love
Saratoga Summer Song (Teddy Thompson)
I Don’t Know (Krystle Warren)
Respectable Dive
Out of the Game
Jericho
Sometimes You Need
Perfect Man
One Man Guy (Loundon Wainwright III)
Going to a Town
Moutauk
14th Street
Art Teacher
On My Way to Town

Encore:
Bitter Tears
Cigarettes and Chocolate Milk
Poses

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s