Lostprophets – Weapons

Weapons
Lostprophets, 2012

Com quatro álbuns editados, sendo os dois primeiros bastante apreciáveis e os dois últimos nem tanto, num understatement que me faz corar, eis que em 2012 nos chega o quinto álbum deste sexteto do País de Gales para desempatar a contenda.

Não sei o que passou pela cabeça da banda antes de gravarem este “Weapons” mas, felizmente que se acendeu a luzinha de que se calhar se estavam a esforçar demasiado (sem grande sucesso) para tentar sair da sua zona de conforto, e em boa hora isso aconteceu, já que ao quinto disco os Lostprophets recapturam a força, a essência e a vibe dos seus primeiros dois trabalhos, retomando o legado deixado no final de “Start Something”, de 2004.

São várias as vezes que somos assaltados pelos refrães contagiantes das músicas que compõem este disco, principalmente na primeira metade, onde temas como “We Bring An Arsenal”, “Another Shot” e “Jesus Walks” (todas servidas de seguida) nos deixam imediatamente um bom cartão-de-visita para o que aí vem. Juntando-se uma boa produção e alguns riffs de guitarra bem vincados, temos um álbum que sobrevive à tona de uma nota positiva, mas não graças a “Better Of Dead”, onde Ian Watkins tenta um rap (alguém que pare este flagelo por favor) ou “Somedays”, a balada cliché do álbum, por exemplo.

No campo lírico não há também grandes surpresas, as letras continuam emo(cionais) q.b., há um bocadinho de electrónica aqui e ali, veja-se, ou oiça-se neste caso, “A Little Reminder That I’ll Never Forget” e, ainda que existam algumas músicas mais facilmente esquecíveis ali pelo meio, o álbum encerra da melhor forma com “Can’t Get Enough“, num resumo dos pontos positivos existentes nestes 10 temas.

É verdade que a música dos Lostprophets continuará a apelar maioritariamente a um público mais juvenil, mas não só, felizmente há sempre quem goste de recordar os seus anos de adolescência e, enquanto a crise económica não matar por completo as taxas de natalidade, haverá sempre gente disposta a acarinhar a banda.

Texto por Hugo Rodrigues

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s