//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A Filmin.pt é uma plataforma de cinema em formato streaming e acessível por subscrição mensal ou aluguer temporário de títulos para visualização online. No seu catálogo dispõe de dezenas e dezenas e dezenas de aventuras, romances, comédias, e cenas da vida real (e surreal).
Abril é mês da Festa do Cinema Italiano, e eu recomendo quatro filmes que poderão encontrar pela Filmin. Uma selecção de clássicos que se cruzam com a História do mundo e que se revelaram fundamentais nas respectivas correntes artísticos.
De Federico Fellini
Nome maior do cinema italiano, um dos mais influentes cineastas à escala global, recheou a sua filmografia de fantasia e beleza etérea, com toques de realismo e crítica social. Este filme de 1963 é o apogeu da sua criatividade desvairada, uma narrativa com laivos autobiográficos: um realizador à procura de descanso refugia-se numas termas, mas rapidamente se vê imergido num mundo de personagens e acções que não consegue explicar.
De Vittorio de Sica, com Sophia Loren e Marcello Mastroianni
Um trio de sonho numa comédia intemporal datada de 1964. As personagens principais jogam de gato e rato, enquanto a deslumbrante personagem de Sophia atrai Marcello para a sua teia. Ladrões de Bicicletas pode até ser o título mais reconhecido da obra de De Sica, mas Casamento À Italiana ganhou o seu estatuto de clássico pela forma como influenciou a corrente de romcom das décadas seguintes. Vejam este e o Pretty Woman, e depois contem-me o que acharam.
De Ettore Scola
Parágrafo obrigatório na obra do inspirado e satírico realizador falecido em 2016. Um ensaio filosófico e sociológico sobre um bairro de barracas nos arredores de Roma na década de 1970. Uma família que vive na pobreza, dez filhos e muitos familiares, com uma amante à mistura – na mesma cama e tudo. Um filme para quem tem estômago, quer pela miséria sempre presente, quer pela frontalidade sem rodeios.
De Michelangelo Antonioni
Licenciado em Economia, estudou na Cinecittá na época de ouro do cinema italiano. Apaixonado pelas elites burguesas, não reúne consenso: uma obra marcada por ensaios intelectuais, longos planos e doses de silêncio, em que a narrativa não serve só para entreter. Na Filmin encontramos uma selecção de três títulos – o meu favorito, Para Além Das Nuvens (1996), está ausente; mas recomendo vivamente que viagem até 1961 neste A Noite. Uma viagem que se faz novamente na companhia de Mastroianni, que desta vez se encontra num casamento que falhado.