//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O Cinema Trindade, no Porto, dedica, no próximo sábado, 10 de Junho, uma sessão ao realizador Diogo Costa Amarante. A sessão terá início às 17h30 e será seguida de uma conversa com o realizador.
Esta sessão apresenta pela primeira vez no Porto (depois da estreia no Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema), o filme Cidade Pequena, premiado com o Urso de Ouro para Melhor Curta-Metragem na última edição do Festival de Berlim e Melhor realizador no Festival de cinema experimental de Bucareste. Protagonizado pela irmã e pelo sobrinho do próprio cineasta, Cidade Pequena parte de um episódio verídico no qual Frederico descobre na escola que as pessoas têm cabeça, tronco e membros e que se o coração para elas morrem. A ficção, co-produzida pela Curtas-Metragens CRL, é uma reflexão acerca da tomada de consciência da morte, do tempo e da transitoriedade da vida.
Na mesma sessão, será ainda exibido As Rosas Brancas, a curta-metragem anterior (que também integrou a competição da Berlinale na edição de 2014), que tem como premissa as mesmas questões. É um conto sobre como uma família tenta lidar com a ausência da matriarca trocando papéis em busca de consolo.
Diogo Costa Amarante, que inicialmente se licenciou em Direito, estudou Cinema Documentário e Cinematografia em Barcelona, onde realizou o seu primeiro filme – que, entre outros prémios, recebeu o de melhor documentário espanhol no Festival Internacional de Cinema Documentário de Madrid. Em 2009, participou no Talent Campus do Festival de Berlim e realizou o segundo filme Em Janeiro, talvez (2009), que recebeu igualmente o prémio de melhor documentário espanhol no Documentamadrid09, bem como uma menção especial no SalinaDocFest 09 / Itália. As Rosas Brancas (2014) foi o filme pré-tese do MFA em realização e produção cinematográfica que Diogo Costa Amarante concluiu na New York University / Tisch School of the Arts como bolseiro Fulbright. Este filme estreou na 64ª edição do Festival Internacional de Berlim como candidato ao Urso de Ouro de Melhor Curta-Metragem Internacional. Circulou por vários festivais internacionais e acabou por ser premiado no Festival Européen du Film Court de Brest/ França. Cidade Pequena é o filme com o qual Diogo Costa Amarante concluiu o seu MFA.