//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Para o ano lectivo de 2017/2018, o festival Caminhos do Cinema Português repensou os seus programas educativos, procurando abordar novas áreas de formação cinematográfica
O festival apresenta este ano lectivo duas edições do curso de cinema Cinemalogia: a sétima, a decorrer no primeiro semestre numa lógica xpress, dedicada à abordagem ficcional; e uma oitava edição, a decorrer no segundo semestre, com um formato mais constituído e dedicada à produção de cinema de docuficção. A partir desta estratégia, procura-se continuar a promover o ensino “geral” das várias etapas constituintes da produção de cinema de ficção, bem como abordar as práticas cinematográficas dentro de novas especificidades, nomeadamente o cinema documental.
Criado em 2011 com o apoio da Reitoria da Universidade de Coimbra, o curso de cinema Cinemalogia, promovido pelo Caminhos do Cinema Português, constitui-se como um evento de referência na formação de públicos na área cinematográfica, tanto numa abordagem teórica, mas sobretudo prática, reforçando a oferta formativa na região centro do país. Este curso tem ao longo das suas seis edições tem promovido um ensino profissionalizante pela produção de curtas-metragens, que têm sido seleccionadas em festivais de cinema um pouco por todo o mundo, valorizando-se o curriculum dos formandos além da componente formativa. No mês de Novembro as curtas-metragens Nunca é Tarde e Banho de Paragem estarão em competição no festival YMotion em Vila Nova de Famalicão.
A 7ª edição do Cinemalogia apresenta-se ao público num formato mais compacto, 80 horas, permitindo que mais pessoas possam usufruir deste projecto pedagógico. O corpo docente conta com profissionais da sétima arte que têm participações importantes em obras cinematográficas portuguesas, sendo eles André Badalo, João Silva (Jorri), Manuel Pinto Barros, Pedro Lopes, Liliana Lasprilla, Tomás Baltazar e Paulo Cunha. O plano curricular é composto por algumas etapas fulcrais de um plano de produção cinematográfica, tais como o argumento, a gramática cinematográfica, a gestão e planeamento, a rodagem e os módulos de pós-produção: montagem de som e imagem, correcção de cor e banda-sonora.
Até 11 de Novembro a organização mantém condições especiais de inscrição com preços a partir dos 150€.
Mais informações aqui.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)