//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A celebrar 15 anos de existência em 2018, a KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã volta a apresentar uma selecção das produções cinematográficas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo que mais se destacaram no ano anterior. Entre 18 de Janeiro e 16 de Fevereiro, serão apresentadas em Lisboa, Porto e Coimbra, 16 longas-metragens, entre a Mostra Principal, a secção de documentários KINOdoc e uma sessão especial para famílias. Haverá também, à semelhança de outros anos, uma mostra para escolas com cinco filmes.
Tão ecléctica como os países que representa, a programação da KINO 2018 consegue ainda assim reunir temas que se cruzam nas várias produções. O olhar crítico sobre o mundo das artes, as dificuldades, as dependências e os jogos de poder são notórios nos primeiros filmes apresentados e entre os quais se destaca o aclamado Casting de Nicolas Wackerbarth, que estreou no Fórum da Berlinale em 2017.
O filme de abertura desta 15.ª edição é também uma estreia da Berlinale 2017. Wilde Maus (Wild Mouse) é o primeiro trabalho de realização de Josef Hader. Trata-se de uma comédia negra acerca de um reconhecido crítico de música que é subitamente despedido e decide vingar-se do antigo chefe cometendo pequenos actos de vandalismo que rapidamente se intensificam.
A falta de comunicação e a dificuldade em manter uma relação de empatia com o próximo são outros dos temas abordados pela KINO 2018 e que estão presentes tanto no filme de abertura como no foco Novas Perspetivas que apresenta, como vem sendo habitual, primeiros trabalhos de jovens realizadores. Nesta edição destacam-se a primeira longa-metragem da realizadora Soleen Yusef, Haus ohne Dach (Casa sem telhado) e o documentário de Elí Roland Sachs, Bruder Jakob (Irmão Jakob). De formas distintas, mas em ambos os filmes, existe um cruzamento entre o tema íntimo das relações entre irmãos com questões políticas atuais, como é o aparecimento do Estado Islâmico nas suas vidas.
A KINO 2018 conta com uma sessão especial para famílias na qual serão apresentadas as melhores curtas-metragens de animação da secção infantil do festival DOK Leipzig que se realiza todos os anos na Alemanha. No Porto e em Coimbra, a mostra abre com o documentário Beuys de Andres Veiel, sobre o artista alemão Joseph Beuys, que teve sessão esgotada aquando da sua passagem pela capital durante o Doclisboa.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)