//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Depois de várias iniciativas relacionadas com filmes e, em particular, uma primeira edição do Scianema em Fevereiro de 2016, decorre em Março a terceira edição deste projecto de sucesso com mais uma selecção de filmes e documentários dedicados aos oceanos. Desta forma, com base na experiência adquirida anteriormente, a Sciaena pretende mostrar em Portugal uma selecção de documentários dedicados aos oceanos, com o objectivo de encorajar, inspirar, consciencializar e promover o seu livre acesso não só a especialistas, mas também ao público em geral.
O festival pretende facilitar a comunicação científica sobre o mundo marinho, promovendo uma discussão aberta, criando uma oportunidade para investigadores, estudantes, cineastas e outros interessados em filmes e meios de comunicação desfrutarem e discutirem em conjunto os assuntos do mar, e assim darem asas à sua imaginação. Esta edição tem lugar em Faro e conta com a parceria da Universidade do Algarve (UAlg), o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), o Cineclube de Faro (CCF), a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e a Sociedade Recreativa Artística Farense Os Artistas, entre outros.
O festival terá como corpo principal cinco sessões que irão decorrer em diferentes espaços, de 5ª feira, dia 8 de Março, a sábado, dia 10 de Março. Cada sessão é dedicada a uma temática diferente, e consiste na exibição de uma selecção de curtas ou de uma longa-metragem, seguida de um painel de discussão com peritos e interessados em cada um dos temas.
Esta edição terá dois destaques. Dia 8 será apresentado, em estreia nacional, o filme A Grande Onda, sobre o risco de tsunamis na Península Ibérica, e dia 10 o festival terminará com a exibição do filme Odisseia, sobre a vida de Jacques Cousteau, escolhido pelo Cineclube de Faro para o festival. Na sexta, dia 9, será abordado um tema muito actual – os plásticos e o lixo marinho com a exibição do filme brasileiro Uma Gota. As três sessões terão lugar no espaço d’ Os Artistas, com início às 21:30 e contam com a colaboração do CCF.
O programa inclui ainda duas sessões dirigidas aos estudantes da UAlg. Na quinta feira dia 8 irá ser exibida uma selecção de curtas metragens sobre o tema da sustentabilidade das pescas, seguidas de uma apresentação sobre a implementação da Política Comum das Pescas da responsabilidade de Gonçalo Carvalho (presidente da Sciaena e perito em políticas das pescas). Na sexta feira dia 9 é a vez da mineração em mar profundo com a exibição de uma seleção de curtas metragens sobre o tema, seguida da palestra “Mineração em Mar Profundo – Não Obrigado”, de Gonçalo Carvalho, sobre a iniciativa “Oceano Livre”. Ambas as sessões irão acontecer no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve e terão início às 16:30 e contam com o apoio do CCMAR.
Dada a importância da sensibilização ambiental, não só para os adultos mas também para os mais jovens, esta edição irá ainda incluir uma actividade em duas escolas secundárias algarvias nas manhãs de dia 8 e 9, que consistirá na exibição de uma selecção de curtas sobre vários assuntos de conservação marinha, seguida de uma discussão aberta com os alunos.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)