//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Os daguida apresentaram-se ao grande público, ao fim de 18 anos de percurso, no final do passado mês de Março. Nascidos a 19 de Janeiro de 2000 num telhado de Santa Maria de Lamas, lançaram a sua primeira publicação oficial nas redes digitais com a música e o vídeo “Passageiro“.
Com este tema os daguida alertam para o valor daquilo que não tem preço. Usam a língua portuguesa, cantam com expressões locais, misturam instrumentos tradicionais com modernos. O seu núcleo é composto por Yuran, João Pedro e António Serginho mas a família que gravita à sua volta é grande.
Eis o que a banda tem a dizer sobre esta primeira amostra do que está para vir:
O “Passageiro” é o primeiro tema a ser editado oficialmente pelos daguida. A história é longa, pois esta edição é a concretização de um prémio obtido num concurso de bandas em 2003! Escolhemos gravar esta música porque nos pareceu ser a que agregava várias características da banda: ritmo quente, atitude rock, letra divertida, mensagem social.
O “Passageiro” é um tema com uma mescla melódica e rítmica afro-tuga-brasileiro, que em tom irónico defende os valores importantes da vida, em detrimento dos bens materiais.
A partir de um riff de guitarra minimalista, a música cresceu com a ajuda do balafon (xilofone tradicional de Burkina Faso), cajon e baixo.
O tema foi produzido e gravado cuidadosamente pelo Mário Barreiros, e o vídeo foi realizado pela dupla Dawn Pictures.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)