//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Um verdadeiro “murro no estômago”, intenso e arrebatador, é o que se pode esperar do documentário Doutores Palhaços, da produtora portuguesa Força Maior, que estreia nas salas de cinema dia 22 de Novembro.
Onde o sofrimento impera, os Doutores Palhaços, especialistas em sorrisos, avivam a esperança e aliviam a dor aos pacientes, familiares e corpo clínico dos hospitais. O seu efeito junto de quem mais precisa é desvendado ao longo do documentário, que acompanha as equipas presentes em cinco dos quinze hospitais nacionais abrangidos pelas visitas da Operação Nariz Vermelho: o IPO de Lisboa, Hospital D. Estefânia, Hospital Amadora-Sintra, Hospital Pediátrico de Coimbra e Centro Materno Infantil do Norte.
O filme explora a missão dos Narizes Vermelhos desde a sua fundação em 2002, altura em que Beatriz Quintella, a Dra. Da Graça, propôs ao Hospital D. Estefânia levar a sua personagem de palhaço às crianças, até aos dias de hoje. Ao alcançar o 15º aniversário, em 2017, a Operação considerou ter chegado o momento de dar a conhecer ao público a experiência destes “portadores de sorrisos”. Segundo o produtor e fundador da Força Maior, João Fonseca, “acompanhámos o dia-a-dia de 11 Palhaços e conseguimos que partilhassem connosco as razões que os levaram a apostarem nesta missão, as suas experiências com crianças em tratamento e a forma criativa que vão encontrando para fazerem sorrir quem, tantas vezes, não tem vontade nem força anímica para tal.” O produtor acrescentou ainda: “Esta notável equipa de palhaços, artistas profissionais, de diferentes idades, origens e percursos de vida, mostra-nos o empenho e o esforço de trazer sorrisos àqueles a quem a vida pregou uma rasteira demasiado cedo”.
Além dos testemunhos de alguns dos palhaços, o documentário inclui depoimentos dos profissionais de saúde e dos familiares das crianças internadas, que sublinham a relevância do trabalho da Operação Nariz Vermelho, optando por não mascarar a realidade dura e crua das rotinas de cada um. “Receber a visita particular de um Doutor Palhaço é uma experiência fantástica e muito especial para uma criança. Quando um palhaço entra num hospital é um evento tão inesperado que transporta as pessoas automaticamente para o momento presente. É esta a nossa maior dádiva, porque nesse espaço mágico tudo é possível”, acrescenta Magda Morbey Ferro, directora de comunicação da Operação.
O documentário tem a assinatura dos fundadores da Força Maior, contando com Hélder Faria e Bernardo Lopes na realização e João Fonseca na produção.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)