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O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa chega à sua décima edição, que vai decorrer entre 15 e 22 de Maio. Para comemorar uma década de resistência a exibir apenas títulos de língua portuguesa, o festival ampliará os seus espaços de exibição: para além do tradicional Cinema São Jorge e da retomada da parceria com o Instituto Cervantes, o Fórum Lisboa servirá de base para a sessão de abertura e o Cinema City Alvalade sediará a totalidade das sessões competitivas do FESTin.
Entre curtas e longas-metragens serão exibidos 45 filmes na nova edição. O Brasil, que há alguns anos conta com uma produção excepcional em termos de quantidade e qualidade, fornecerá os seis títulos da Competição de ficção.
Na mostra competitiva e dentro da vastidão da produção actual, os mais variados formatos estéticos e temáticos surgem em filmes como Aos Teus Olhos, obra de Carolina Jabor escolhida para a abrir o festival e que aborda um tema crucial: o linchamento público através das suspeitas, de assédio sexual, neste caso, espalhadas através de aplicativos e redes sociais. Em Ferrugem, estas surgem utilizadas pelos adolescentes; o drama intenso de Aly Muritiba (Para a Minha Amada Morta), estreado em Sundance, relata uma tragédia causada por esse uso. Dramas mais intimistas surgem em Unicórnio, seleccionado para o Festival de Berlim, Boni Bonita, Todas as Canções de Amor e O Olho e a Faca – todas obras marcadas pela maturidade técnica e pelo afastamento dos mecanismos narrativos mais convencionais.
A Competição de Documentários traz filmes das mais diversas proveniências lusófonas: o angolano Início do Fim narra a realidade da imprensa e da democracia após as eleições do país em 1992, enquanto a co-produção entre Portugal e Cabo Verde Tarrafal – Dez Pancadas no Carril aborda a representação emblemática da repressão salazarista; Missão 115 reconstrói um atentado à bomba que tentava frustrar a democratização do Brasil, em 1981.
Num outro enfoque, as problemáticas do universo feminino surgem em três obras muito diferentes: o português Marias da Sé capta um grupo especial de mulheres em meio a turistas e frequentadores da Sé do Porto, Saudade Mundão narra as desigualdades sociais acompanhando cinco reclusas do presídio de Franca, no Brasil, enquanto em Lusófonas quatro países (Angola, Moçambique, Portugal e Brasil) são unidos por representantes das diferentes realidades destes países. Em O Incerto Lugar do Desejo uma mulher analisa o papel deste item na sua vida. De Moçambique chega ainda O Menino Escritor, a história de uma criança que ganha dinheiro nas ruas a memorizar livros.
Fora da Competição, o universo indígena é o foco de Ex-Pajé, obra de Luiz Bolognesi estreada no Festival de Berlim, enquanto Karingana – Licença para Contar, é um belo ensaio que reuniu a cantora brasileira Maria Bethânia e os escritores Mia Couto, moçambicano, e José Eduardo Agualusa, angolano. Outras seções incluem a Competição de Curtas-Metragens, a Mostra do Cinema Brasileiro, o FESTin + para 3ª idade e a Mostra Latim – a Língua em Movimento.
Entre as actividades paralelas os destaques serão a masterclass da argumentista Júlia Priolli, actualmente analista de projectos do canal Fox Brasil, e a mesa redonda sobre co-produção audiovisual entre países da língua portuguesa.
O FESTin é organizado pela ASCULP – Associação Cultura e Cidadania da Língua Portuguesa e realizado pela Padrão Actual, em co-produção com Producers NGM Produções e Promoções, e parceria estratégica com a Câmara de Lisboa. Pela primeira vez, o festival contará com o financiamento do Fundo Sectorial do Audiovisual, fundo audiovisual brasileiro gerenciado pela ANCINE (Agência Nacional de Cinema), BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e pela Secretaria do Audiovisual / Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania do Brasil.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)