Static-X

Project Regeneration, Vol. 1
2020 | Otsego Entertainment Group | Metal industrial, Nu metal

Partilha com os teus amigos

Nome surpreendente de se encontrar por estas ou quaisquer páginas. Claro que é algo a ser falado há imenso tempo, mas já tínhamos dado os Static-X por acabados. A banda tinha tido o seu fim oficializado e apenas restava Wayne Static a tocar o repertório da banda a solo, com a decisão de manter-se assim ou recriar a banda toda de novo a manter-se um mistério. Dá-se a tragédia e morre Wayne Static, com apenas 48 anos, para choque dos fãs. A garantia de que não ia haver mais Static-X.

E este “Project Regeneration, Vol. 1” vem mudar tudo em relação ao que pensávamos. Uma celebração, um tributo, uma continuação… Ou apenas um “cashgrab”? “Cult of Static” de 2009 até tinha sido uma despedida decente, as novas malhas a partir de demos encontradas nas quais Wayne Static já trabalhava têm algo a provar. E o misterioso vocalista Xer0 não se pode basear apenas no anonimato e no tributo à imagem para impressionar, tem a missão de substituir alguém que era o maior sinónimo da banda. Louve-se não tentarem enganar ninguém, tudo o que aqui está é aquela marca de nu metal que se encheu de groove e regou de industrial para ganhar uma nova faceta mais estranha e criativa. Não é para inventar nada, estamos em 1999 neste disco, é para ser assim. E afinal ainda há muita presença de Wayne Static, com as faixas vocalizadas por si a destacar-se. Dá gosto ouvir o seu tom característico na ridiculamente orelhuda “Worth Dyin For” e, quando não está a berrar como bem o conhecemos, a levar as melodias para territórios Korn nessa mesma faixa, em “Bring You Down” e “Something of My Own,” ou para Rob Zombie em “Hollow.

Além desse conforto em termos os Static-X aí intactos, também há destaques a fazer nas faixas comandadas por Xer0, como a bem pesadona “Accelerate” ou “My Destruction” tão bem conseguida que pode fazer-nos verificar se o tema não é mesmo aí do “Start a War.” Podemos dar-nos felizes por termos um bom álbum de Static-X com circunstâncias tão duvidosas. Mas ainda há um tempo a sobreviver, se realmente estas canções fazem mais barulho que as polémicas de direitos de autor com o ex-guitarrista Tripp Eisen, e cuidados a tomar. É que o título tem ali um “Vol. 1” e mais disto ainda corre o risco de descambar.

Músicas em destaque:

Worth Dyin For, Bring You Down, My Destruction

És capaz de gostar também de:

Dope, Mudvayne, Fear Factory


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos