Greg Puciato

Child Soldier: Creator of God
2020 | Federal Prisoner | Experimental, Industrial, Rock/metal alternativo

Partilha com os teus amigos

Não há dia em que não sintamos saudades dos The Dillinger Escape Plan, somos meros humanos. Lá a matamos recorrendo a alguns dos maiores clássicos da chinfrineira que são os discos da banda. Qualquer um. O último frontman, bem capaz de se tornar a cara da banda muito rapidamente, já é uma das maiores figuras da música extrema e tem estado tudo menos parado. Novo disco de Killer Be Killed acabado de sair do forno, explorações electrónicas com The Black Queen e, como dormir e ter tempo livre será sobrevalorizado para este tresloucado, “Child Soldier: Creater of God,” uma estreia a solo chega a nós para nos trocar as voltas.

Porque nem sabemos que faceta esperar do talentoso e imprevisível vocalista. Os próprios Dillinger Escape Plan gostavam de nos manter alerta, sem saber bem quando contar com a loucura desenfreada ou com o refrão pegajoso da canção acessível. E isso está aqui neste disco. A experiência electrónica, capaz de viajar por darkwave, com uns sintetizadores a controlar a nossa viagem cósmica? Também está cá. Carrega-se no industrial para se encontrar malhas que os Nine Inch Nails não deitaram cá para fora na década de 90 por acaso? Com certeza. “Child Soldier: Creator of God” é onde Puciato aborda todas as suas facetas. Mas com um pormenor ainda mais alarmante, mesmo que num sádico bom sentido: ele está aqui a aproveitar o desapego das suas tão díspares e variadas bandas para se libertar artisticamente e explorar mais géneros e ultrapassar mais barreiras ainda!

Puciato aproveita este veículo libertador para explorar e aprofundar ainda mais os seus dotes como songwriter. Experimentalismo mas com canções de estrutura mais ortodoxa. Deixa a electrónica reinar para uma bela canção contagiante de synthpop, não trava o frenesim de guitarras pesadas, deixa-se levar pelo groove do grunge, que ele próprio já admitiu ter sido das principais fontes onde foi beber. Imprevisível mas sempre com contenção para que cada tema, tendo a sua própria personalidade distinta, nos agarre e a nossa atenção se mantenha presa durante a longa duração do disco. Tantas facetas são recordadas como são descobertas. Até nos faz querer revisitar todas as suas outras bandas, mas também tem a sua própria força para que este surpreendente “Child Soldier: Creator of God” também receba bastantes visitas, não fique a sentir-se como apenas uma compilação de ideias soltas, e até ansiamos por um sucessor. Não há The Dillinger Escape Plan ainda, mas com certeza Greg Puciato não quer que nos falte nada.

Músicas em destaque:

Fire for Water, Deep Set, Do You Need Me to Remind You?

És capaz de gostar também de:

The Dillinger Escape Plan, Killer Be Killed, The Black Queen


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos