Vai-te Foder

Cansado
2023 | Larvae Records | Crust punk, Crossover thrash, Grindcore

Partilha com os teus amigos

Está de volta a mais simpática das bandas do underground nacional. Aqueles que mais pessoas próximas vos alienará quando vos fizeram a inocente pergunta de quem vão ver ao vivo ou quem estão a ouvir no momento. O título do álbum menciona cansaço, mas percebemos rapidamente que é aquela saturação de tudo o que está à nossa volta. Não é um esgotamento físico, que os Vai-te Foder voltam a assinar uma bojarda daquelas.

Cansado” é o sucessor que “Poço” pedia. Para quem não os conheça, com certeza não assumirão que serão alguma nova coqueluche do dream pop banhado a pós-rock. Claro que tudo o que está aqui é feio, sujo e pesado. Ainda assentados no crust, com uma metalização de crossover que trará Ratos de Porão como referência onde quer que vão, muitas vezes já numa velocidade perigosa e letal que chegue ao grind. Isto quer-se simples, era começar logo a abrir, pontapé para a frente, no final é recolher tudo e colar os cacos do que ainda der para reaproveitar e temos disco para repetir. Mas “Cansado” não é um álbum tão uniforme quanto isso e há uma preocupação e cuidado nos Vai-te Foder, para quem se sustenta tanto de uma atitude de querem lá saber. Querem, até certo ponto. Querem dar-nos um grande disco, ainda.

Apesar do fio condutor ser aquele já aqui descrito, dá sempre para destacar aqueles momentos em que ficam mais gingões e a puxar-nos um corridinho no punk mais à antiga de “Gandulo Noturno,” descarregam tudo num pestanejar bem grind clássico em “Simplesmente Fodido” e os escamandros ainda nos põem a cantar e fazem-nos levar uma mais metálica “Upground” na cabeça. Sujidade e veneno nos riffs, mesmo que sejam guitarras mais limpas, pelo menos em comparação à crueza da estreia “Viciados no Degredo” – pode parecer uma promoção a esse registo recém-reeditado, mas é mesmo só uma referência. Mas se ainda não conhecem esse e querem ir lá verificar, vão, que ainda levam a “Viciados nos 80” na cabeça para o resto da vida. Questões meramente evolutivas, já que os Vai-te Foder têm suficientes anos de estrada para serem veteranos nestas andanças. Cansados ficamos nós no final disto, mas não nos importamos de dar outra volta. Quem se opuser… É só lembrar-lhes o nome da banda assim rapidamente.

Músicas em destaque:

Upground, Senhores da Guerra, Sem Rumo

És capaz de gostar também de:

Ratos de Porão, Capela Mortuária, Mordaça


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos