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Os Simpsons celebram o seu 25º aniversário. Por nos terem feito rir incontrolavelmente durante quatro temporadas e com moderado entusiasmo durante as restantes, o Arte-Factos decidiu compilar as 25 melhores prestações de músicos ao longo da série. Como qualquer lista, também esta está sujeita a critérios subjectivos e que só reflectem a nossa opinião. No entanto, saibam que nós estamos certos e vocês errados.
25. Ron Taylor – Moaning Lisa
Seria uma desfeita demasiado grande não incluir nesta lista o homem que começou tudo. Quando o Ron Taylor surge para ajudar a Lisa a lidar com a depressão pré-adolescente que aflige qualquer aluno do segundo ano, as sementes estavam lançadas para uma longa relação entre a família Simpson e uma panóplia de convidados musicais. “ You play pretty well for someone with no real problems,” é um clássico. “Bleeding Gums” Murphy, o personagem que interpreta, ainda voltaria a Springfield na sexta temporada em “Round Springfield”, mas este é o seu melhor momento.
24. Barry White –Whacking Day e Krusty Gets Cancelled
Na sua primeira aparição, o profeta do amor, “Larry” White, está em Springfield para o anual Whacking Day, um dia em que todos os habitantes agarram numa moca e atingem a cobra mais perto. É a voz de White que acaba por salvar os répteis rastejantes e tudo acaba bem graças à voz profunda do cantor. Voltamos a vê-lo ainda na mesma temporada no programa “Springfield Squares”no início de Krusty Gets Cancelled. Um maremoto atinge a praia onde o programa está a ser gravado e todos os participantes procuram refúgio junto do músico onde é “seguro e sexy”.
23. Flight of The Conchords – Elementary School Musical
Parte do episódio envolve o Krusty ganhar o prémio Nobel da Paz, viajar para Olso, descobrir que foi tudo uma artimanha, que está antes na Holanda para ser julgado por crimes cometidos na Europa e ser absolvido por ter sido responsável pela libertação do Nelson Mandela. Nada disso interessa para o caso, porque os Flight of the Conchords não são visto nem achados nestas tropelias. São antes os monitores do acampamento de artistas onde a Lisa aprende que ninguém quer saber dos que fazem arte. Durante os minutos gloriosos em que estão no ecrã é como ver um episódio de “Flight of The Conchords” animado. O que diz algo sobre o estado dos “Simpsons” nas últimas temporadas, quando o melhor elogio que se pode fazer a um episódio é que parecia ser de outra série.
22.Metallica – The Mook, the Chef, the Wife and Her Homer
É a caminho da Escola Elementar de Springfield, que Otto, condutor do autocarro escolar, encontra a banda à beira da estrada. Apeados, com o seu próprio veículo avariado, o fervoroso fã prepara-se para lhes dar boleia quando Bart toma de assalto o autocarro e o humilha em frente à banda. Sem perdoar, e já instalados na traseira da carrinha de Moleman, que aparentemente dormiu com a avó de Lars, os Metallica afastam-se a tocar o início da Master of Puppets.
21.Spinal Tap – The Otto Show
É o primeiro concerto do primogénito da família Simpson e os Spinal Tap vieram a Springfield. A banda que parodia outras bandas demasiado bem influencia o jovem Bart a ser uma estrela rock e a elevar o som até 11. É a sequela a “This is Spinal Tap” que nunca tivemos.
20.’N Sync – New Kids on the Blecch
No episódio em que Bart se junta a Nelson, Ralph e Millhouse para formarem uma boyband de sucesso, os The Party Posse, é o encontro com os ‘N Sync que vale a pena mencionar, com a entrada majestosa da banda e o cumprimento de Justin Timberlake: Word!. Ou na divertida dobragem em espanhol ¡palabra!.
19.Sting – Radio Bart
Quando Bart Simpson engana a cidade de Springfield a acreditar que está um rapazinho preso num poço, uma onda de solidariedade invade os springfildeanos(?). Daí a que um grupo de celebridades a que se junta Sting façam uma canção à la “We Are The World” vai um passinho. “Sending our love down the well” é uma canção emocionada em honra de um pobre rapazinho imaginário preso num poço e o episódio acaba por colocar a questão que está na cabeça de toda a gente: Como é que cantar sobre alguma coisa ajuda de que maneira for? Ainda há fome em África? Bem me parecia.
18. Blink-182 – Barting Over
Parecem ser altamente as festas dadas pelo profissional do skate Tony Hawk. Principalmente quando são nos Simpsons e os Blink-182 estão no palco a tocar a All The Small Things. Feridos no orgulho por Hawk não saber os seus nomes, combinam destruir tudo, mas só após serem pagos, claro.
17. Ringo Starr – Brush With Greatness
Na escolha do nosso Beatle favorito há uma opção errada. E o segundo baterista dos Beatles é essa opção. Mas o Ringo Starr tem alguns aspectos redentores: o melhor nome de sempre, os afectos adolescentes da Marge Simpson e a dedicação para responder a correio de fãs vinte anos depois – a menos que seja enviado depois de 20 de Outubro de 2008.
16. Red Hot Chili Peppers – Krusty Gets Kancelled
Quando a carreira de Krusty parece acabada com o cancelamento do seu programa, a solução passa por um regresso especial, com vários convidados. Os Red Hot Chili Peppers são um desses convidados e são confrontados no backstage com um pedido invulgar, a alteração da letra de “Give It Way”. Abraçada a ideia de “What I like is I like to hug and kiss you” em vez de “What I’ve got you’ve got to get it put it in you”, a banda prossegue a sua actuação, em roupa interior, como se espera que seja sempre.
15. Zooey Deschanel– Apocalypse Cow, Moonshine River e Love is a Many-Splintered Thing
Zooey Deschanel foi convidada em três ocasiões e por isso tem que fazer parte desta lista. A actriz mais vezes nomeada na categoria de “ aquela não é a Katy Perry?” surge pela primeira vez em toda a sua glória animada na temporada 19 e havia de duplicar a dose na temporada 22, aparecendo em mais dois episódios como Mary Spuckler, filha dos hillbillys residentes e apaixonada do jovem Bart. Enquanto Mary, Deschanel tem direito a piadas genuinamente divertidas como ainda canta e toca guitarra.
14.Judas Priest – Steal This Episode
Ah, a polémica. Quando no início deste ano os Judas Priest fizeram uma aparição nos Simpsons, com uma paródia do seu tema Breaking The Law (a banda surge com “Respecting the law: copyright law!”), foram apresentados como uma banda de death metal. Não demorou muito até que caísse toda a gente em cima dos escritores, de tal maneira que, o pedido de desculpa veio logo no episódio seguinte apresentado bem ao estilo da série, com Bart a escrever várias vezes no quadro negro da escola “Judas Priest is not death metal”.
13.George Harrison– Homer’s Barbershop Quartet
Ó George, até já podias ter encontrado Jesus por esta altura, mas continuavas a ser o Beatle mais divertido. Num episódio com cameos adicionais dos The Dapper Dans e do David Crosby – também não estou a ver –, é a curta aparição do guitarrista dos Fab Four que torna memorável o episódio em que os “Be Sharps” parodiam a carreira dos Beatles . Completo com um último concerto no telhado que Harrison comenta com um seco “já foi feito”
12.Coldplay – Million Dollar Maybe
O episódio em que Homer recusa fazer parte dos Coldplay. Mais a sério, a banda é contratada por Homer (num dos vários gastos que faz após ganhar a lotaria, sem que Marge o saiba), e aparece a tocar parte da música Viva La Vida numa arena vazia, antes de serem interrompidos por Bart, que precisa de uma pausa para ir à casa de banho, e depois pelo próprio Homer.
11.Ludacris – You Kent Always Say What You Want
O rapper Ludacris aparece em dois papéis neste episódio, uma como ele próprio, outra sob o pseudónimo Luda-Crest, com uma mensagem muito importante num anúncio de propaganda de higiene oral, da Menace Tooth Society. O melhor mesmo é verem.
10.Sigur Rós – The Saga Of Carl
Responsáveis por musicar o episódio The Saga Of Carl, os Sigur Rós fazem também aqui uma breve aparição como eles próprios, no meio de uma multidão, no seu país natal.
9.White Stripes – Jazzy & the Pussycat
Em retrospectiva, o mais interessante é pensar que estes eram uns White Stripes pré “Ooooh oh-oh-oooh Oooooh Oooooh Ooooooh”, também conhecida por “Seven Nation Army”. No episódio, enquanto o Bart está a tocar a “Hardest Button to Button” na bateria nas ruas da cidade de Springfield, os White Stripes aparecem numa cena alusiva ao videoclipe da música. Baterias são destruídas e a cena termina com uma perseguição em stop motion que acaba mal para a banda de Detroit.
8.Smashing Pumpkins – Homerpalooza
Para atiçar a pequena grande disputa entre Billy Corgan e Courtney Love (#teamninguémquersaber), há no episódio “Homerpalooza” um pequeno encontro entre o primeiro e Homer, que pelos vistos estava destinado inicialmente para Love. O que interessa realmente reter aqui é o farto diálogo que surge:
Billy Corgan: “Billy Corgan, Smashing Pumpkins.”
Homer: “Homer Simpson, smiling politely.”
7.The Who – A Tale of Two Springsteens
Quando Sprinfield é dividida em duas por uma companhia de telefones que atribui indicativos distintos às duas zonas da cidade, cria-se uma cisão entre os 636 e os 939. Nova Springfield, dos 939, separa-se da Velha Springfield e Homer torna-se o seu presidente. As duas entram em competição pela melhor Springfield, mas rapidamente se percebe que Nova Springfield não está na mesma liga. Até aos The Who chegarem à cidade para um concerto exclusivo. “New Springfield Rules!”
6. Kid Rock – Kill the Alligator and RunO que pode haver de melhor para ilustrar umas férias da páscoa americanas que um concerto de Kid Rock? O músico, acompanhado de Joe C., faz uma aparição no evento onde o Homer está após escapulir-se de um aborrecido hotel.
5. R.E.M. – Homer the Moe
Contratados para tocar no bar improvisado de Homer (na verdade, a sua garagem), os REM de Michael Stipe vêem o seu sucesso It’s the End of the World as We Know It (And I Feel Fine) ser ofuscado pela versão do anfitrião, cantada a plenos pulmões. Por isso, e pela dança de Lenny e de Carl, para sermos honestos.
3 & 4. Mick Jagger +Keith Richards – How I Spent My Strummer Vacation
Levado de surpresa pela sua família para um campo de férias onde pode experienciar a vida de estrela de rock, Homer e restantes companheiros em crise de meia idade são recebidos pelos ilustres Mick Jagger e Keith Richards, com toda a pompa e circunstância que a situação merece. Um cameo tão bom que são dois. Diz que há pirotecnia e tudo.
2. The Ramones – Rosebud
Para além dos autores de Blitzkrieg Bop o melhor deste episódio é servir como história de origem da encarnação do mal em que se tornou Mr. Burns.
Na festa do seu 803º aniversário – presumivelmente – o magnata de Springfield contracta uma banda de jovens inexperientes que haveria de ir longe para tocarem na ocasião.
No espírito do punk-rock o concerto começa com Joey Ramone a dizer “this gig sucks.” A punchline é ouvir o Mr. Burns encomendar o assassinato dos Rolling Stones. Porque, ah-ah, os velhinhos não sabem coisas sobre música pop.
1. Michael Jackson – Stark Raving Dad
Não é claro quando estamos a ouvir Michael Jackson no episódio de estreia da terceira temporada. Leon Kompowsky é um paciente num asilo psiquiatra que julga ser o Rei da Pop e para ajudar à loucura é interpretado por três actores, Hank Azaria, Kipp Lennon e John Jay Smith.
“Quem?”, perguntam vocês não reconhecendo os últimos dois nomes.
Kipp Lennon é um imitador profissional do Michael Jackson e John Jay Smith é o próprio sobre um nome falso. O que sabemos é que a canção que Leon canta a Lisa no seu aniversário foi escrita por Michael Jackson, mas infelizmente não foi ele que a cantou. Não que isso interesse, a imitação está irrepreensível e a canção é exactamente o que seria de esperar. No entanto, ter um Michael Jackson no quarto de uma criança a meio da noite talvez não tenha sido a melhor escolha em retrospectiva. Ah, anacronismos.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)