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Emir Kusturica, Gerard Depardieu, Monica Bellucci, Jim Jarmusch, Cristian Mungiu, Bertrand Bonello, Sara Driver, Adonis … uma lista extensa de convidados, entre realizadores, actores ou escritores. A edição deste ano apresenta porventura menos diversidade de secções e menos iniciativas paralelas (será?), mas, na 10ª edição, o LEFFEST permanece uma montra internacional de respeito, não só pelos nomes que traz a Lisboa ou ao Estoril, mas pela importância dos filmes que traz a Portugal em primeira-mão.
Tal como nos habituou, a secção Fora de Competição inclui antestreias dos novos filmes de cineastas importantes. É o caso de Jim Jarmusch (em dose dupla, um deles sobre os Stooges de Iggy Pop), Emir Kusturica, dos irmãos Dardenne, de Mel Gibson, de Ewan McGregor (em estreia na realização e a adaptar Philip Roth), de Asghar Farhadi (o realizador de Uma Separação), de Cristian Mungiu ou de Wim Wenders.
Contudo, também desta vez a secção competitiva tem nomes importantes. E talvez aí esteja a novidade mais positiva desta edição. Desde logo quando temos “Elle”, o último filme de Paul Verhoeven (Instinto Fatal, Robocop) e que fez parte da selecção deste ano do Festival de Cannes. Mas há também os novos filmes de Bertrand Bonello (Apollonide, Saint Laurent), António Campos (Afterschool, Simon Killer), Andrea Arnold (Aquário) ou Ira Sachs (O Amor é Uma Coisa Estranha).
Depois há a retrospectiva integral de sete cineastas. Destaque evidente para Emir Kusturica ou para o mestre da nouvelle vague Jean Luc Godard, mas também para a portuguesa Teresa Villaverde (Transe, Os Mutantes) ou para o veterano polaco Jerzy Skolimowski, cujo regresso no ano passado, com 11 Minutos, lhe valeu o prémio de melhor filme do LEFFEST. A sete encontros com o passado correspondem sete olhares para o futuro, com foco em sete jovens cineastas pouco conhecidos.
Nas restantes sessões paralelas, há ainda a comemoração dos 30 anos de Blue Velvet, de David Lynch, a dimensão cinematográfica do amor de Roberto Benigni e Nicoletta Braschi, cruzamentos do cinema com a música e a literatura ou ainda um encontro especial com Monica Belucci, que vem recordar Malena, de Giuseppe Tornatore. Posto isto, somos capazes de reconsiderar o facto de haver menos diversidade do que em edições anteriores…
Ou seja, fazendo aspas ao passado, o LEFFEST volta a trazer muito cinema de relevo internacional, com convidados imponentes e cruzamento particulares com outras artes. De 4 a 13 de Novembro, em vários espaços do Estoril e de Lisboa.