//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Comecemos pelo óbvio. Os Caspian são uma das bandas mais consensuais entre nós, e foi uma honra quando o nosso Stable as the Earth Stops Spinning partilhou alguns tops de 2015 com o Dust and Disquiet. Esta semana presentearam-nos com este vídeo belo, que já revimos muitas vezes. Dá-nos saudade dos concertos e faz-nos ansiar pelo que aí vem. E não se esqueçam “If there’s a storm, let it rage. It will resolve into calm“.
Um épico cativante do novíssimo “Rheia” dos Oathbreaker, álbum que não se prende ao que é expectável do género. É um álbum de extremos: consegue ser sombrio e luminoso, protector e aterrador, delicado e cruel. Estes extremos reflectem-se na dinâmica, no timbre, na tensão e fazem com que o álbum surpreenda a cada passagem.
Desde que partilhámos uma noite no Musicbox com este trio que ficámos fãs. O som ao vivo surpreende de tão envolvente que é. Se puderem ir vê-los, vão. Quando lançaram este segundo vídeo, voltámos a ouvir. Um abraço para esta malta.
Bon Iver é outro que não só rompe os moldes da canção pop como rompe os seus próprios moldes. Este novo álbum é diferente do anterior, que já era diferente do anterior. Aqui num tema a capella, harmonizado electronicamente a fazer lembrar a “Hide & Seek” de Imogen Heap, faz-nos procurar novos caminhos de modelação sonora que a nossa música exige.
Andamos a preparar o nosso segundo álbum e parte desse trabalho é vasculhar os nossos catálogos musicais. De entre muitas opções, decidimos partilhar este tema que percorre vários espectros sonoros, vários estilos, diferentes velocidades, porque nem sabemos muito bem como é este novo álbum vai soar. Ou, se calhar, sabemos.
O Jameson Urban Routes termina hoje mas, na passada quinta-feira, fez com que o Musicbox acolhesse os 65daysofstatic, para um belo serão. A mistura de pós-rock e electrónica dos britânicos resulta bastante bem e as músicas do novo disco soam ainda melhor ao vivo.
Estamos no final de Outubro e depois de o Outono ter feito uma breve aparição, o calor regressou para uns belos dias e noites de Verão, e é sempre a isso que associo o Mikal Cronin.
A recordação desta semana foi para os Thursday e para o desenterrar do War All The Time.
Semana de também recuperar a excelente discografia dos La Dispute. Já estava na altura de mandarem álbum novo cá para fora.
O Stage Four dos Touché Amoré continua a rodar por aqui repetidamente e estará seguramente no meu top de discos deste ano. Deixo a New Halloween como referência temporal.
Os Animal Collective são um dos nomes mais polarizadores da música pop dos últimos 15 anos. Dizem que ou se ama ou se odeia. Eu sou a prova de que não é bem assim. O Deakin é basicamente o Ringo dos Animal Collective e editou este ano o seu primeiro disco a solo, Sleep Cycle.
Sempre fui um “metaleiro” atípico. Ouvia música de peso há já muitos anos quando resolvi dar uma oportunidade aos Metallica. Como não poderia deixar de ser rendi-me q.b. aos primeiros quatro discos. Esta semana, não sei por que raio, decidi dar uma oportunidade ao trio de discos rock da banda – “Black Album”, Load e Reload – e constatei o óbvio. São discos fracos. No entanto, em 39 canções há sempre um punhado de coisas giras. Esta é uma delas.
Fosse mais conciso e Mangy Love, de Cass McCombs, poderia ser um dos discos do ano. Ainda assim, é um belo conjunto de boas canções. A que mais roda por aí é a Opposite House mas eu resolvi pegar nesta In A Chinese Alley que tem uma vibe muito 80’s. Uma pérola de nostalgia.
Não é bem uma música da semana, pois é impossível fragmentar Tunnel Vision, o disco que Jonathan Saldanha editou há umas semanas. É uma chamada de atenção para irem ouvir um dos músicos mais interessantes da música portuguesa.
Como falta hip-hop nesta lista – e aproveitando o anúncio do terceiro disco do Conjunto Corona – fica esta banda-sonora de uma ida ao McDrive de Gaia. 4400, OG, claro está.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)