Fundação Serralves dedica Retrospectiva a Edgar Pêra

por Edite Queiroz em 13 Dezembro, 2016 © Yves Salmon / eyevine

A Fundação Serralves promove o ciclo de cinema Edgar Pêra: Uma Retrospectiva, que assinala os trinta anos decorridos sobre a primeira realização de Edgar Pêra (o videoclipe Dunas, para os GNR). Até ao próximo dia 18 de Dezembro, cerca de 50 filmes, um cine-concerto, uma exposição documental e várias outras actividades homenageiam a carreira do cineasta.

Integrada no evento, decorre amanhã a masterclass Cine-diários, que percorrerá diferentes fases da obra de Edgar Pêra incidindo sobre a sua metodologia de trabalho e, particularmente, sobre os seus diários cinematográficos, entendidos como uma forma arquivismo criativo, documental, ensaístico e ficcional. As “cine-conferências” do realizador têm quase sempre um carácter performativo, que compreende o comentário em directo dos excertos fílmicos apresentados e a contextualização do seu trabalho à luz de teorias como o cinema das atracções e o espanto provocado pelos novos media, o trans-realismo e o espectador imaginativo, ou o cine-cosmopolitismo e o espectador global.

No dia 15 de Dezembro, pelas 22h, decorrerá uma mesa redonda com as participações de Luísa Ramos, Manuel Rodrigues, Rodrigo Areias e Rui Reininho, onde será discutida a singularidade do cinema de Edgar Pêra a partir de diferentes olhares pessoais e enfoques disciplinares.

O programa da retrospectiva dedicada ao realizador pode ser consultado aqui.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos