Canadian Rifles, Burning Pyre

The Snipe & The Clam
2021 | Eastern Nurseries | Ambient

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No segundo Verão consecutivo em que se vê a vida muito limitada (quando não cancelada) pela pandemia, continuamos a precisar de música. Contudo, em vez de som para andar aos saltos por aí, precisa-se de algo para acompanhar um livro, um passeio breve ou simplesmente para ser a banda sonora de reflexão ou de meditação. Mesmo a jeito que nem o campeonato do Sporting, Canadian Rifles e Burning Pyre dão ao éter The Snipe & The Clam, intrigante colaboração – mais uma dimensão da velha aliança luso-britânica, pois.

Quer um, quer o outro não são principiantes nisto e têm já uma estética definida, ainda que com oscilações. Rui Andrade/Canadian Rifles e Christopher Macarthur/Burning Pyre são respectivamente, mago madeirense da ambient e do noise radicado no Porto (com coração em Copenhaga e no seu marisco), antigo membro do Colectivo Casa Amarela e fundador da Eastern Nurseries e produtor baseado em Newcastle upon Tyne já com presença internacional, editado anteriormente pelos prestigiados selos Opal Tapes e Burning Aesthetics.

Não é a sua primeira colaboração, diga-se. Andrade e Macarthur tinham já colaborado na compilação (A Declaration) do selo berlinense Vaagner (que também reeditou Eastern Nurseries e Of Course I Still Love You/Geranium de Canadian Rifles), em Into Water, incluída em United Angels (2020), trabalho de estreia de Burning Pyre na editora britânica Opal Tapes e na compilação da própria Eastern, The Violence Of Merging, de 2020.

E agora juntaram (ainda mais) forças em The Snipe & The Clam, disco que aqui levamos a exame.

Com The Snipe mergulhamos no caudal sónico da dupla. Pontilhada melodicamente, é um aperitivo e abertura de caixa de pandora do que aí vem. E o que aí vem é Faith in Intimacy, um desabrochar sonoro que é a definição de “snipe”: não a de disparar emboscado e à distância, não a de crítica mordaz e pouco subtil a outrem, mas sim de uma ave de longo bico que se movimenta e caça em pântanos e à beira de rios, metáfora da aventura dos Autores pelos drones e pelos samples – o seu “longo bico” sendo a sua curiosidade e criatividade e, porque não, amor à causa da criação e do noise show.

Emocionalmente, The Snipe & The Clam tem um título certeiro: à ave curiosa que anda por poças e pântanos contrapõe-se a introversão da amêijoa, que se fecha quando não precisa de mais nada ou se pressente uma ameaça. Desta dicotomia resulta a tensão que engrandece o disco, como bem se ouve em Their Eyes Sodden With Defeat, cujos harmónicos ressoam a dor dos derrotados do título – sejam eles quem forem – e que aquela se transpõe para nós, abatendo-se sobre o nosso peito e mente.

Esta transmissão emocional é um dos maiores trunfos da ambient – poucos géneros conseguem-na com a precisão desta, isto é, de mexer e de despertar emoções a raiar o magnífico através de encadeamento de sons, mesmo que num jaez de introspecção. E quem tem mesmo talento para a ambient, como é o caso de Andrade e de Macarthur e dos seus respectivos projectos, tem obras-primas garantidas.

Mas nem só de tensão emocional e de dor vive o álbum. Alabaster e sua melodia levitante é o raio de luz da obra, como se Dominick Fernow decidisse sair da sombra (piada intencional) e pusesse um fato branco, se enchesse de Baldessarini e fosse animar o povo com radiosas melodias, bem longínquas dos massacres e do comentário geopolítico de Vatican Shadow ou da violência e negrume de Prurient.

Ouvimos Monza e concluímos que quem a ouvisse há uns séculos decerto que deitaria braços aos céus achando que a sua ascensão estaria para breve – ou, mais prosaicamente, que estamos simplesmente a deslizar pela pista de Monza, longas rectas fora como as das melodias da malha. No caso de Rui Andrade, a beleza nas suas composições não é novidade, que já com HRNS (projecto que mantém com Afonso Arrepia Ferreira, de FARWARMTH) deu provas disso em Fuckboy Credentials. No meio do noise show de Canadian Rifles há lugar para um raminho de gipsofila, um lembrete da efemeridade de tudo, da natureza aos monumentos sónicos.

Mais contida neste turbilhão emocional é Agate, Gold, Enamel. Mais um crescendo, com uma certa carga sombria que é tributária de uma Echoes In The Fire de Alio Die, peça constante numa compilação da mítica Maldoror Tapes de José Vilela – um precursor nacional da Eastern Nurseries e do Colectivo Casa Amarela. Término como uma bonança que estamos à beira do fim do álbum.

 Toda esta complementaridade artística é mesmo como uma travessa de amêijoas à Bulhão Pato e os nossos ouvidos o pão que quer é banhar-se num molho agradável, majestoso no efeito e que provoca uma irreprimível e inapelável vontade de ouvir mais. A Newcastle Brown Ale vai bem com uma travessa de amêijoas, estabeleça-se.

 Sterling Silver Draped Across Their Necks é a mariscada completa, a melhor peça de The Snipe & The Clam. Uma cataplana de sintetizadores e samples, grandiloquente como Pauline Oliveros, Stuart Dempster e Panaiotis em Deep Listening e um perfeito e emotivo memento mori do álbum. Exofítica à nossa consciência, um respirar fundo que se afasta já da ambient e estende a mão à neoclássica monumental (minimalista? Uma porra, mas é). O peito quase que nos rebenta.

Tanta coisa que se pode resumir nisto: um crescendo de uma beleza brutal, como um grande diálogo num filme (havendo um Blade Runner 2099 ou coisa que o valha, ponha-se Sterling Silver… no apogeu do filme, num novo duelo Deckard contra Batty. Já nós, após umas audições seguidas, ficámos com um sorriso matreiro à Roger Sterling, anel de mindinho, isqueiro e vodka reluzente depois de roubar um cliente à concorrência. Ou um coração.

Não é só a natureza que nos faz sentir minúsculos; a grandiosidade de várias composições de The Snipe & The Clam também nos deixa pequenos – mas de felicidade e de contemplação, como simples seres natáteis num éter que nunca mais se quer limitado por movimentos, cliques ridículas e grilhetas artísticas.

As vicissitudes de Canadian Rifles e de Burning Pyre reflectem-se numa só sensibilidade, numa só visão e fé e dão origem a um fluido e sensível conjunto de composições – mas igualmente opulento, elegante e, a espaços, verdadeiramente monumental.

E irrepreensivelmente belo, nunca esquecer. Bota que tem.


sobre o autor

José V. Raposo

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