Stereoboy

Kung Fu
2020 | O Cão da Garagem, Dirty Filthy Records | Alternativo

Partilha com os teus amigos

Tal como na estereofonia, Stereoboy também é feito de dois canais. O projeto pessoal de Luis Salgado associa-se, em cada momento, a um outro canal: uma pessoa, um coletivo ou apenas uma máquina. Nesta nova vida a eletrónica junta-se à bateria (João Pimenta) e à percussão industrial (José Marrucho), criando drones que nos fazem circular entre os ambientes imersivos e contemplativos, e as paisagens mais agressivas e ruidosas.

#1 Yip Man

Yip Man, também conhecido como Ip Man, era um artista de artes marciais e professor mestre do estilo Wing Chun, de Kung Fu praticado no sul da China. Ensinou diversos alunos que futuramente se tornaram mestres notórios, sendo o mais famoso deles Bruce Lee.

O mestre Yip Man vem de umas linhagens mais antigas das artes marciais. Aos 13 anos, foi o último aluno de Chan Wah-Shun.

#2 Li Shuwen

Li Shuwen foi um consagrado lutador chinês especialista na arte marcial conhecida como Bajiquan que é considerado um dos mais poderosos estilos de Kung Fu do extremo oriente.

Apesar de ser uma figura pouco conhecida no ocidente, é muito famoso na Ásia e exaltado como uma verdadeira lenda. Um mestre na arte marcial Bajiquan conhecida por derrotar inimigos com apenas um golpe, onde segundo a tradição “um segundo ataque é desnecessário desde que o primeiro seja o suficiente”.

Assim, em vez de aprender mil técnicas de combate, ele personifica a morte do inimigo em apenas um golpe, recebendo o apelido de “Mestre do punho do demônio”, além disso, Li Shuwen destacou-se principalmente na utilização de grandes lanças em combate, com isso, recebeu o título de “Lança divina Li”, onde, segundo relatos, ele chegava ao ponto de se gabar que nunca necessitou atacar o mesmo oponente duas vezes com sua arma, para derrotá-lo e jamais um oponente conseguiu provar o contrário.

#3 Shang Yunxiang

Shang Yunxiang, tabém conhecido como Shang Jiting, foi um renomado mestre de Xingyiquan no final da dinastia Qing. Nasceu em Leling, cidade da provincia de Shandong, em 1864. Morreu com 73 anos em 1937.

Shang estudou com o mestre Liu Cunyi. No inicio, Li Cunyi não aceitou Shang como estudante devido ao seu corpo pouco atletico (gordo e com pernas pequenas). Foi sob o intercedimento de Zhou Mingtai (um estudante de Liu Qilan) que foi admitido como seu aluno.

Shang era conhecido pela sua habilidade com a Beng Quan, (uma das cinco competências básicas de Xing Yi Quan).

#4 Sun Lutang

Mestre de artes marciais, foi o criador do Tai Chi Chuan, estilo Sun.

Aos 10 anos começou a aprender artes marciais com o seu primeiro instrutor, Mestre Wu, um expert em Shaolin e em Ba Ji Quan, assim como nas dezoito armas. Sun ficou oito anos como discípulo e praticante de Xing Yi em tempo integral.

Segundo relato da família, Sun Lutang utilizou o Yi Jing (livro das mutações) para prever a data e o horário exacto da sua morte. No dia 16 de Dezembro de 1933, parou de se alimentar, disse aos filhos que entrou no mundo vazio e assim o devia deixar, sentado em postura de meditação. Abriu os olhos 3 vezes e perguntou aos filhos que horas eram, na terceira vez disse adeus, fechou os olhos e morreu.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos