//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Já é conhecida a programação da 20ª Festa do Cinema Francês, um ciclo de cinema que percorre Portugal organizado pela Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a Serena Productions, em parceria com a rede das Alliances Françaises, a Cinemateca Portuguesa e UniFrance Films.
Esta edição especial decorre de 3 de Outubro a 8 de Novembro de 2019 em oito cidades portuguesas: Lisboa (de 3 a 13 de Outubro no Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa), Almada (de 9 a 13 de Outubro no Auditório Fernando Lopes-Graça) e Setúbal (de 4 a 7 de Outubro no Cinema Charlot), para depois se deslocar para as cidades de Coimbra (de 15 a 19 de Outubro no Teatro Académico de Gil Vicente), Porto (de 22 a 27 de Outubro no Teatro Rivoli Rivoli), Portimão (de 5 a 7 de Novembro no Algarcine), Leiria (de 30 de Outubro a 3 de Novembro no Teatro José Lúcio da Silva e Teatro Miguel Franco) e Beja (de 5 a 8 de Novembro no Pax Julia – Teatro Municipal).
Um momento alto da programação da Festa, este ano com uma seleção de vinte e dois filmes, representam um encontro muito esperado e privilegiado com a mais recente produção cinematográfica francesa, os seus criadores e actores.
O realizador Hugo Gélin e a actriz Joséphine Japy estarão connosco para inaugurar a Festa do Cinema Francês em Lisboa no dia 3 de Outubro no Cinema São Jorge, com o filme Mon Inconnue.
Destaque ainda para:
Nestas antestreias, temos o privilégio de receber vinte e cinco convidados de prestígio: entre eles, Mia Hansen-Løve (Maya), Agnès Jaoui (Place Publique), Nicolas Pariser (Alice et le Maire).
Na 20ª edição da Festa do Cinema Francês serão exibidos grandes clássicos de cinema, uma selecção de 10 filmes que marcaram a sua história ao longo destes 20 anos. Destaque para: Entre les Murs de Laurent Cantet, Grand Central de Rebecca Zlotowski, Sade de Benoit Jacquot.
A Cinemateca Portuguesa prestará homenagem à cineasta Agnès Varda (1928-2019), com a exibição de uma seleção dos seus filmes, inclusive o seu último Varda par Agnès.
Serão ainda apresentados Cléo de 5 à 7, Les Plages de Agnès, Sans toit no loi, e L’une chante, L’autre pas.
A Cinemateca apresenta ainda uma retrospectiva dedicada à grande figura do cinema e do teatro Francês, Jean-Louis Trintignant, cuja presença está confirmada.
Serão exibidos os filmes Amour, Les plus belles années d’une vie, Ma nuit chez Maud, Trois couleurs: rouge e Vivement Dimanche!i.
Em parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion, que tem uma programação própria no Festival de Cannes, a Festa do Cinema Francês promove a descoberta de 4 filmes do cinema independente e que marcaram presença na edição de 2019 de Cannes.
A saber: Des Hommes, Indianara, L’angle mort e Rêves de jeunesse.
Esta secção nasce da grande amizade e cooperação entre Portugal e França. Aqui temos oportunidade de ver um conjunto de curtas metragens coproduzidas pelos nossos países, demonstrando a relação especial que une as duas cinematografias. Filmes diversos e multifacetados, filmados e produzidos por Portugueses e Franceses.
Serão exibidos: Anteu, Circo do Amor, Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, Entre Sombras, Invisível Herói, Não procures mais além e Tio Tomás, a contabilidade dos dias.
A programação inclui ainda sessões escolares e filmes para os mais jovens.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)