//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, decorre este ano de 14 a 21 de Outubro em Seia.
Na sessão de abertura o filme Os Lobos será musicado ao vivo pelo pianista Nicholas McNair, que já criou música ao vivo para mais de 150 filmes mudos. O filme é considerado uma das mais empolgantes longas metragens mudas rodadas em Portugal. A sessão decorre a 14 de outubro, pelas 21:30 horas no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia.
Baseado na peça homónima de Francisco Lage e João Correia de Oliveira (1920), Os Lobos acompanha Ruivo, marinheiro desterrado para a Serra por um crime passional. A chegada do forasteiro – que arrebata os corações femininos e desperta paixões – vem perturbar a pacata vida da aldeia rural e a tragédia adivinha-se.“Lobos do mar não devem subir às serras”, afirma a dada altura Gardunho, lobo da serra, num pronúncio de desgraça.
Rodado entre 1922 e 1923, o filme contou com a participação de actores e figurantes não-profissionais, tendo sido a direcção de fotografia entregue a Artur Costa de Macedo que capta na perfeição as paisagens naturais e rurais da Serra da Estrela e as suas tradições.
Mais informações em cineeco.pt
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)