//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Está definido o tema para a edição de 2018 do FEST – Festival Novos Realizadores Novo Cinema: as Fronteiras são o epíteto que marca a imagem e carimba a programação de filmes do festival, que regressa a Espinho entre os dias 18 a 25 de Junho.
As Fronteiras, físicas, mentais, ideológicas, sociais ou geográficas, são aqui pensadas enquanto ponto de contacto e separação entre povos, comunidades e pessoas, e ponto de partida para a reflexão em torno de valores como a solidariedade, empatia, a tolerância e a auto-realização. Com cunho criativo de Celso Miguel Araújo, a imagem deste ano apresenta uma narrativa do caminho individual entre a identificação de uma fronteira e a sua banalização. Cenários dissonantes, muros de diferentes formas e personagens sem raça nem sexo descontextualizam a ideia da divisão e do obstáculo da fronteira, universalizando o seu significado e colocando o ónus na tenacidade humana enquanto ferramenta essencial na aproximação entre o Eu e o Outro.
O tema explorado nos cartazes das três secções do festival marcará ainda as escolhas programáticas do FEST, cuja programação será revelada ao longo dos próximos meses.
Recordamos que o processo de inscrições de filmes termina a 4 de Março de 2018. Todas as inscrições, à excepção das obras portuguesas, longa-metragens estão sujeitas à cobrança de uma taxa de inscrição de 8 Euros e as de Curtas-metragens 4 Euros. As inscrições só serão declaradas válidas após o pagamento desta taxa.
Mais informações na página do Festival.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)