Festa do Cinema Italiano: ‘Caravaggio – A Alma e o Sangue’

por Arte-Factos em 14 Março, 2019

Integrado na Festa do Cinema Italiano, o ciclo A Grande Arte no Cinema volta em Março com o filme Caravaggio – A Alma e o Sangue. O filme é exibido no dia 20 de Março, às 19h00, nos UCI Cinemas El Corte Inglés, em Lisboa, e Arrábida 20, no Porto.

Caravaggio – a Alma e o Sangue, um dos primeiros filmes italianos rodados em 8k., é a uma jornada pela vida, o trabalho e a atormentada existência de Michelangelo Merisi da Caravaggio,um dos mais controversos e misteriosos artistas da História da Arte. Caravaggio foi um artista revolucionário e, como resultado, frequentemente pouco apreciado pelos seus contemporâneos. Viajou por toda a Itália em busca de fortuna, ou talvez à procura de si mesmo, sempre a escapar dos inimigos que inevitavelmente criou ao longo do caminho. Milão, Florença, Roma, Nápoles, Malta: 5 cidades, mais de 15 localizações artísticas e 40 obras de arte, entre as mais famosas do estilo típico do artista, como Rapaz Mordido por um Lagarto, Auto-retrato como Baco, Vocação de São Mateus, Judite e Holofernes, Medusa, Davi com a cabeça de Golias, Sete Obras de Misericórdia, em exposição nos maiores museus de Itália. O filme é um emocionante estudo e uma investigação que nos guia pelos espaços onde Caravaggio viveu e trabalhou, ou onde os seus trabalhos mais famosos podem ser encontrados actualmente.

O comentário histórico é confiado ao Prof. Claudio Strinati, o conselheiro técnico, historiador de Arte e especialista em Caravaggio, que no filme conta a história do artista em relação directa com as suas pinturas. O filme apresenta também as bem fundamentadas contribuições do Prof. Mina Gregori, presidente da Fundação Roberto Longhi para os Estudos de História da Arte – que oferece diversas observações sobre o trabalho do artista, e Rossella Vodret (curadora da exposição ‘Dentro Caravaggio’ no Palazzo Reale em Milão até 28 de Janeiro de 2018), que explica as descobertas mais recentes sobre a técnica pictórica do artista. Nesta narrativa e comentários visuais, o homem Caravaggio e a sua existência atormentada são reconstruídos por uma pesquisa documental aprofundada focada na sua vida de luz e sombra, contraste e contradições, em ser um génio com um indisciplinado temperamento feroz e descobrir ecos das suas experiências pessoais nas suas obras-primas. As investigações para rastrear a vida de Caravaggio começaram nos Arquivos Históricos da Diocese de Milão, onde encontramos o certificado de baptismo do artista, datado de 29 de Setembro de 1571, onde está declarado o seu local de nascimento a cidade de Milão e não, como sempre se pensou, a cidade de Caravaggio. Vemos então documentos que comprovam acções legais contra o artista e reforçam a imagem de temperamental e arrogante. Há ainda contratos de trabalhos artísticos, como no caso das capelas Contarellie Cerasi. Esta é uma jornada dentro de Caravaggio, que segue o rasto que leva aos raios-x das últimas descobertas da técnica do artista, recentemente apresentada na exposição ‘Dentro Caravaggio’.

No filme, o espírito contemporâneo de Caravaggio é evocado pelo uso de simbólicos, fotográficos cenários em cenários contemporâneos por excelência, que retratam os humores e sentimentos de Caravaggio através de escolhas visuais e artísticas que causam um intenso e emocionante impacto: a compulsão/busca por liberdade, a dor e a paixão, o desejo de viver perigosamente, a procura por misericórdia, até ao seu pedido por perdão e redenção. Filmagem macro extrema com cenas realizadas com pessoas reais nos papéis das personagens, não actores, assim como os modelos que Caravaggio costumava usar, criam empatia e uma relação mais directa com os espectadores. Uma narrativa voice-over expressa o espectro total das mudanças de humor e sentimentos do artista, ao transmitir as nuances da sua personalidade e as emoções muitas vezes violentas que sentia, o que ajuda ao espectador a conectar-se com a alma e a mente de Caravaggio.

[Projecto desenvolvido pelos criadores de ‘Rafaello – o Príncipe das Artes’ e ‘Florença e a Galeria dos Ofícios’. Uma produção original Sky e Magnitudo Film com a aprovação da Gerência Geral da Divisão de Cinema do Ministério do Património Cultural, Actividades e Turismo, com o patrocínio da Câmara de Milão, a colaboração do Media do Vaticano e do  Palazzo Reale, em Milão, e o apoio da República de Malta]


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos