FESTin 2017: De 1 a 8 de Março

por Edite Queiroz em 28 Fevereiro, 2017

A 8ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa decorrerá de 1 e 8 de Março no Cinema São Jorge e no Instituto Cervantes, em Lisboa. Trata-se do único evento do género em Portugal, centrando a sua programação na produção cinematográfica de países de língua portuguesa. Num momento em que Portugal e Brasil demonstram uma vez mais a força dos seus cinemas no recém finalizado Festival de Berlim, o FESTin traz uma mostra única da qualidade de trabalhos recentes de ambas as nacionalidades. Trabalhos provenientes dos demais países de língua portuguesa completam a programação.

O festival está inserido nos eventos da Lisboa Capital Ibero-Americana de 2017 e  encerrará, justamente, no Dia Internacional da Mulher, estando as temáticas femininas presentes tanto na programação cinematográfica quanto nos eventos paralelos. O evento ibero-americano – Passado e Presente – será aproveitado para relacionar actividades que analisam o papel feminino no audiovisual.

Entre os filmes da Competição, a exibição de Quase Memória (trabalho semiautobiográfico de ícone do Cinema Novo, Ruy Guerra) e Prova de Coragem (de Roberto Gervitz) contará com a presença de Mariana Ximenes – actriz conhecida da televisão que tem usado o seu prestígio para coproduzir  trabalhos autorais e alternativos no Brasil. Outro veterano, Domingos de Oliveira, apresentará BR 716; filmado em estilo da Nouvelle Vague, o filme é protagonizado por Caio Blat e conta com uma participação de Pedro Cardoso, que estará em Lisboa para apresentar a obra. Quanto ao cinema português, será exibido, em estreia, A Floresta das Almas Perdidas (de José Pedro Lopes), uma mistura de terror com arthouse, e Uma Vida à Espera, terceiro trabalho de Sérgio Graciano.

Fora de competição, o festival abre com o brasiliense O Outro Lado do Paraíso, baseado na obra do escritor Luiz Fernando Emediato, que virá a Lisboa para apresentar o filme. No encerramento – que coincidirá com o no Dia da Mulher,  será exibido Elis, biografia de um dos ícones da música brasileira Elis Regina, que contará com a presença da actriz Andreia Horta e do realizador Hugo Prata.

Entre os seis documentários em competição, o destaque é Curumim, filme que causou forte impacto no Festival de Berlim do ano passado ao contar a história do brasileiro condenado à pena de morte por tráfico de drogas na Indonésia. Na secção Festinha, as sessões para os mais novos terão esse ano a novidade da competição – incluindo um júri adulto e outro composto por crianças, que atribuirão uma Menção Honrosa a um dos oito filmes seleccionados.

Mais informações no site do festival.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos