//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O LEFFEST – Lisbon & Estoril Film Festival arranca já no dia 16 de Novembro a sua 12ª edição. Ao longo dos anos, este tem vindo a afirmar-se uma referência para a indústria e destacando-se no circuito europeu.
Até 25 de Novembro, entre Lisboa e Estoril, serão exibidos 150 filmes, de entre os quais 11 estarão em competição, alguns serão inéditos e outros foram já premiados internacionalmente. De entre os muitos convidados, estarão presentes Laurie Anderson, Jean-Claude Carrière, Jacques Audiard, Brady Corbet, Louis Garrel, Laetitia Casta, Baltasar Garzón, Aminata Dramane Traoré, Dennis Berry, Pierre Léon, Carminho, Mariano Llinás, entre outros, sendo os homenageados, João Botelho — com a primeira e mais completa retrospectiva da sua obra em Portugal —, Mario Martone, Darezhan Omirbayev e Walter Salles. Serão, ainda, apresentadas retrospectivas de Mike Leigh e Paul Schrader.
Da programação anunciada » consultar aqui « fazemos uma selecção de dez filmes e sessões obrigatórios para quem desejar aproveitar a passagem do festival pela cidade.
Joaquin Phoenix, John C. Reilly, Jake Gyllenhaal e Riz Ahmed protagonizam um dos filmes mais aguardados de… 2019. A estreia em Portugal, no circuito comercial, está prevista para Janeiro do próximo ano; mas poderão assistir desde já no LEFFEST.
Sessões: 16 Novembro às 19h30 no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra e 17 Novembro às 19h no Cinema Monumental em Lisboa (mais info aqui)
O filme fundamental de Dario Argento é agora reinventado, numa nova versão protagonizado por Dakota Johnson e Tilda Swinton. A crítica tem aplaudido o resultado, o público português pode avaliar por si nos dias 17 de Novembro (Cinema Monumental) ou 23 de Novembro (Olga Cadaval) – mais info aqui. Estreia no circuito comercial a 22 de Novembro de 2018.
O clássico de 1998 com Fernanda Montenegro será exibido nos dias 17 de Novembro (Espaço Nimas) e no dia 22 no Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra (mais info aqui).
Eclécticos, subversivos e com mais de 30 anos de carreira. Os Pop Dell’Arte inventaram a sua linguagem artística e ensinaram-nos a comunicar da mesma forma. Influenciaram novos artistas ao longo do tempo e conseguem permanecer contemporâneos, apesar de estarem à frente do seu tempo (faz sentido?). O documentário será estreado no Cinema Monumental a 20 de Novembro, com a presença da banda e de Nuno Galopim, realizador do doc. Mais info aqui »
O filme reúne cenas baseadas nas pinturas de Vincent Van Gogh acontecimentos, rumores e histórias da sua vida, ou outras que são simplesmente inventadas. Protagonizado por Willem Dafoe, que já é praticamente da casa, é exibido a 18 de Novembro no Cinema Monumental.
A luta pelo sonho americano, um tema tão actual hoje como em 1940, ano deste filme baseado no romance de John Steinbeck. A exibição no dia 23 de Novembro insere-se no ciclo Neoliberalismo – A semente do populismo e dos novos fascismos? Neste âmbito, serão apresentados doze filmes a conhecer aqui.
Um relato verídico da grande crise de 2008. Já passou uma década desde o colapso económico da banca norte-americana, que acabaria por arrastar a Europa e, claro está, até Portugal. Os eventos poderão ser recordados a 24 de Novembro, seguindo-se ao filme um debate conduzido por Paulo Branco.
Outra era, o mesmo paradigma. Em tempos de profunda crise e revolução, Charlie Chaplin continua sem ter grande sorte na vida. Para recordar no dia 25 de Novembro, no Cinema Monumental.
Com estreia na plataforma Netflix agendada para 14 de Dezembro, o público do LEFFEST poderá assistir ao drama que narra a vida de uma família na Cidade do México no início da década de 70 já no dia 25 de Novembro, no Centro Cultura Olga Cadaval. O filme segue Cleo, uma jovem doméstica que trabalhava para uma família de classe média no bairro de Roma. Cuáron entrega uma carta de amor à mulher que o criou, inspirando-se na sua própria infância e desenhando um retrato emotivo da vida doméstica e da hierarquia pessoal social no seio do tumulto político desta década.
O realizador português será homenageado na edição deste ano do LEFFEST, com a exibição da sua cinematografia, de entre os quais este título de 2010.
«Um quarto de uma casa na Rua dos Douradores. Um homem inventa sonhos e estabelece teorias sobre eles. A própria matéria dos sonhos torna-se física, palpável, visível. O próprio texto torna-se matéria na sua sonoridade musical. E, diante dos nossos olhos, essa música sentida nos ouvidos, no cérebro e no coração, espalha-se pela rua onde vive, pela cidade que ele ama acima de tudo e pelo mundo inteiro. Filme desassossegado sobre fragmentos de um livro infinito e armadilhado, de uma fulgurância quase demente mas de genial claridade. O momento solar de criação de Fernando Pessoa. A solidão absoluta e perfeita do EU, sideral e sem remédio.», lê-se na sinopse e eu não explicaria melhor. Mais info aqui »
A programação do LEFFEST – Lisbon & Estoril Film Festival poderá ser consultada na íntegra em http://www.leffest.com/filmes/.