//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A MONSTRA | Festival de Animação de Lisboa estará de regresso a Lisboa de 16 a 26 de Março e traz consigo mais de 500 filmes de animação, passando por diversas secções competitivas, retrospetivas e ante-estreias nacionais exclusivas. Itália será o país convidado desta edição do festival, com homenagem à obra dos grandes mestres da animação Italiana, como Bruno Bozzetto (Allegro non Troppo) ou Enzo D’Aló (Pinóquio).
Nesta 16ª edição do festival, a competição internacional de longas-metragens tem como um dos seus grandes destaques Ma vie de Courgette, nomeado para os Óscares 2017 na categoria de Melhor Filme de Animação. O realizador, Claude Barras, estará presente no festival para apresentar o filme.
A secção competitiva é ainda composta pelos filmes Ludovigo e Luca – A Grande Corrida do Queijo, realizado pelo norueguês Rasmus A. Sivertsen, Louise à Beira-Mar, de Jean-François Laguionie, Molly a Monstrinha, de Ted Sieger, Michael Ekblad e Matthias Bruhn, o O Hino do Coração, do japonês Tatsuyuki Nagai e Window Horses – A Epifania Poética Persa de Rosie Ming, uma produção canadiana realizada por Ann Marie Fleming. Na secção Históricos serão ser exibidos Persepolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, Chronopolis, de Piotr Kamler, e Max & Co., realizado por Samuel Guillaume e Frédéric Guillaume. O filme La tortue rouge, o mais recente de Michel Dudok De Wit, coproduzido pelo lendário Estúdio Ghibli, que também está nomeado aos Óscares na categoria de Melhor Filme de Animação, será exibido em sessão especial.
Bill Plympton, que no ano passado teve uma retrospetiva da sua obra na MONSTRA e que nos mostrou excertos do seu novo trabalho, apresenta nesta edição o seu mais recente filme Revengeance, uma estreia nacional absoluta. Pela primeira vez, a MONSTRA, o festival terá, no Cinema Ideal, uma sessão dedicada à animação para adultos, Triple X, com uma seleção para maiores de 18 anos.
A MONSTRA arranca no 16 de Março, mas até lá terá diversos eventos a decorrer. Já no dia 23 de Fevereiro, quinta-feira, serão recordados vencedores da Competição Portuguesa em edições anteriores do festival com a sessão A Monstra vem à casa dos Autores: Curtas vencedoras do Prémio SPA/Vasco Granja. O filme Ovelha Choné será ainda exibido no dia 3 de Março, numa sessão de cinema ao ar livre no Largo do Intendente, com entrada gratuita.