A rentrée traz-nos algumas novidades da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa:
- A MONSTRA esteve presente pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Animação de Nikozi na Geórgia, com a realização de oficinas de animação, para jovens da cidade, com uma conferência sobre o tema “Animação Arte Total”. Foram apresentadas sessões de filmes de autores portugueses, produzidos pela MONSTRA e ainda algumas obras realizadas por jovens alunos de escolas de animação de Portugal e resultados de oficinas internacionais promovidas por nós em vários países do mundo. A participação no festival permitiu ainda uma aproximação à grande cultura daquele país, não apenas na arte da animação, mas também da pintura, dança e música. Este foi o primeiro passo para uma maior e duradoura parceria com o festival de Nikozi.
- Pelo quinto ano consecutivo, a MONSTRA esteve presente na Festa do AVANTE! As sessões no CineAvante, com uma participação de mais de 350 espectadores, foram compostas por filmes de animação dirigidos a famílias, oriundos de uma dezena de países entre os quais Portugal. Entre os filmes portugueses foram apresentadas obras de Abi Feijó A Noite Saiu À Rua, inspirado em desenhos de João Abel Manta, O Cravo da Liberdade, criado por crianças da escola e Depois Havia Barbas, de Rik e Raquel Goudar, uma produção MONSTRA sobre as memórias de quem tinha 5 a 7 anos no 25 de Abril de 1974. Como novidade, foram realizadas três oficinas de animação para famílias. Estas “De Bolso” por se realizarem com recurso apenas aos telemóveis, juntou cerca de uma centena de participantes que, com o apoio da equipa da MONSTRA, realizaram três curtos filmes de animação.
- Pela primeira vez, a MONSTRA esteve presente no grande evento de cultura POP de Lisboa, a Comic Con. A presença fica marcada com a apresentação de uma retrospectiva de filmes do realizador independente americano Bill Plympton, que estará connosco para um painel de conversa após a sessão e duas sessões de autógrafos.
- Apesar da paragem, durante alguns anos, o Festival Internacional de Animação de Varna continua a ser um dos mais antigos da Europa e do mundo. A MONSTRA participa pela primeira vez com uma retrospectiva de filmes de animação portugueses, produzidos pelo festival e de alguns dos autores mais reconhecidos da animação portuguesa. A presença da MONSTRA faz-se ainda atrás da realização de uma Master Classe do realizador e professor e director artístico Fernando Galrito que é também membro do júri internacional do festival.
- A próxima edição da MONSTRA decorrerá entre 18 e 29 de Março de 2020. Em 2020, o festival comemora 20 anos de existência. Entre outras actividades a revelar oportunamente, inicia-se um pré-festival já no dia 28 de Outubro – Dia Mundial da Animação – com a primeira de 20 sessões dedicadas aos 20 países convidados do festival, ao longo da sua história. Assim, a Cinemateca Portuguesa recebe a sessão dedicada ao primeiro país convidado, o Brasil. Uma sessão no feminino, composta apenas por filmes realizados por mulheres brasileiras. A não perder, 28 de Outubro, na Cinemateca Portuguesa às 18h30.