Open Call para o Festival Mental termina a 15 de Agosto

por Arte-Factos em 9 Agosto, 2018

Com direcção e curadoria de Ana Pinto Coelho, o Mental — Festival da Saúde Mental tem como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental, trazendo-a à discussão pública através do cinema, das artes e da informação. Inspirado no festival escocês SMHAFF – Scottish Mental Health Arts and Film Festival, o primeiro Mental ocorreu de 9 a 12 de Novembro de 2017, com documentários premiados pelo IFF – International Film Festival 2017 e filmes que abordaram as temáticas Borderline, Prevenção, Alzheimer e Alcoolismo. Outra grande aposta foram as M-Talks, com convidados de renome nas várias áreas científicas e pedagógicas, que estiveram presentes no Cinema Amoreiras, Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (ABMOR) e Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

A segunda edição do Mental — Festival da Saúde Mental acontecerá de 15 a 30 de Novembro em Lisboa e no Porto. Este ano, o festival é dedicado à esquizofrenia, suicídio, ciber-dependência e prevenção. Entretanto, até 15 de Agosto, estão abertas as submissões para o Open Call, onde os interessados poderão inscrever os seus filmes através da plataforma FilmFreeway. O Open Call do festival, já recebeu mais de 100 submissões de filmes oriundos de várias partes do mundo, nas categorias de animação, documentário, drama, experimental, narrativa pessoal, curta-documentário, curta-drama e perspectiva juvenil.

A 20 de Agosto, o júri, constituído por Eurico de Barros, Rui Henriques Coimbra, Catarina Belo, João Gata e Maria João Barros, irá reunir-se para seleccionar os três trabalhos finalistas que serão exibidos no âmbito do primeiro Mental Film Award e, posteriormente, enviados para análise do Scottish Mental Health Arts Festival para poderem fazer parte da sua competição anual em 2019.

O festival faz parte do board da rede internacional de festivais congéneres NEFELE (http://nefeleproject.eu/), desde Junho passado, depois de eleições na Assembleia Geral em Atenas, ou seja, «uma das prioridades da organização, a internacionalização do evento, foi alcançada», segundo Ana Pinto Coelho, em declarações ao Dia 15. Além disso, o Programa Nacional para a Saúde Mental, da Direcção-Geral da Saúde (DGS), será co-produtor do Mental.

O festival inaugura a 15 de Novembro e prossegue, nos dias 16, 17 e 18, no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Lumiar, Lisboa). A 24 a 25 estará no Auditório Carlos Paredes, em Benfica. Este ano, a edição estende-se ao Porto, onde será recebida, no dia 30, no Auditório Almeida Garrett.

Mais informações na página oficial do festival e na respectiva página do Facebook.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos