//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O Porto/Post/Doc: Film & Media Festival, regressou de 27 de Novembro e 3 de Dezembro 2017 para a sua 4ª edição, diversas lotações esgotadas de cinéfilos, profissionais, aspirantes, estudiosos e curiosas no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e no digníssimo Maus Hábitos. Repetiu-se a aposta num programa diversificado e inclusivo de diversas formas de expressão, atraindo um leque alargado de interesses.
O Porto/Post/Doc é um festival que quer promover a cultura cinematográfica, procurando um programa ousado e contemporâneo, em que se celebra o futuro do cinema, mas também a sua dimensão popular.
O regresso em 2018 está já marcado: 25 de Novembro a 2 de Dezembro. Até lá, coloquem na agenda as sessões Há Filmes na Baixa ao longo do ano, bem como os filmes premiados e reconhecidos nas secções de competição:
Grande Prémio Porto/Post/Doc: Meteors, Gürcan Keltek, 2017, Holanda/Turquia, 84’
Menção Honrosa: Dragonfly Eyes, Xu Bing, 2017, China/EUA, 81’
Júri: Lois Patiño (realizador galego), Nuria Cubas (Cineasta e directora do FILMADRID, Festival Internacional de Cine de Madrid), Hilke Doering (Responsável pela competição do International Short Film Festival Oberhausen), Mário Moura (Designer, Professor, conferencista e crítico), Ivo M. Ferreira (Cineasta, o seu último e premiado filme é Cartas de Guerra) e Raquel Castro (Diretora artística do Festival Lisboa Soa).
Prémio Biberstein Gusmão (para autores emergentes): Taste Of Cement, 2017, Alemanha, Líbano, EAU, Qatar, 85′
Prémio para o melhor filme da competição Cinema Novo: Proxima, Igor Dimitri, Gabriel Martinho, 2017, Argentina, 15′
Menção Honrosa: De Madrugada, Inês De Lima Torres, 2017, Portugal, 30′
Prémio Teenage: Makala, Emmanuel Gras, 2017, França, 96′
Menção Honrosa: Drib, Kristoffer Borgli, 2017, Noruega, 90′
Prémio atribuído por um grupo de alunos de escolas do Grande Porto a um filme de um conjunto transversal a vários programas.
Prémio Arché: A Olhar Para Ontem, Nevena Desivojevic
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)