Vem aí a 37ª edição do Fantasporto

por Edite Queiroz em 12 Janeiro, 2017

A 37ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto decorrerá no Rivoli Teatro Municipal de 20 de Fevereiro a 5 de Março. Beatriz Pacheco Pereira, directora do evento, afirmou que o tema da edição deste ano será “o cinema dos nossos tempos”, já que, quer na área fantástica quer na generalista, serão exibidos filmes que retratam a história dos tempos modernos. Ainda de acordo com a organização, será um dos melhores festivais de sempre, pela enorme qualidade e diversidade dos filmes seleccionados – que serão exibidos em 96 sessões nas duas salas do Rivoli. Haverá também diversas actividades de valências diversas da cultura, tais como exposições de artes plásticas, apresentações de livros, debates, workshops e até animação circense de rua.

Durante aproximadamente duas semanas, o festival criado em 1981 pelo portuense Mário Dorminsky exibirá cerca de 130 novos filmes oriundos de 35 países diferentes – com especial destaque para The Age of Shadows, a superprodução sul-coreana assinada por Jee-woon Kim (vencedor da edição 2004 do festival com A Tale of Two Sisters), que terá honras de abertura. Na secção de competição serão exibidos três filmes portugueses em antestreia mundial: A Floresta das Almas Perdidas, de José Pedro Lopes, Comboio de Sal e Açúcar, de Licínio Azevedo, e A Ilha dos Cães, o filme de Jorge António que marca a última presença de Nicolau Breyner no grande ecrã. O festival apresentará ainda duas retrospectivas: do cinema de acção made in Taiwan nas décadas de ’50 e ’60 (organizada oficialmente pelo governo local) e do moderno Cinema Argentino, que terá os recentíssimos El Ataud Blanco e El Muerto Cuenta su Historia em competição. Destaque ainda para a atribuição do Prémio Carreira ao realizador holandês Ate de Jong, que marcará presença no festival com a sua obra-prima A Culpa é do Fred e apresentará ainda o seu mais recente filme, a comédia romântica Love is Thicker than Water.

Este ano, o festival abrirá as portas aos produtos televisivos com a presença da TV Globo, que apresentará em antestreia diversas novelas e séries televisivas fantásticas, para além de dois filmes – ainda por anunciar pela organização – que ajudou a produzir. A edição deste ano incluirá também uma nova secção de cinema dedicada ao público infantil e pré-adolescente intitulada Mini Me.

Mais informações no site do festival.


sobre o autor

Edite Queiroz

Partilha com os teus amigos