//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Numa altura em que já tudo foi feito, dá para tirar proveito disso e aproveitar que também já dá para fazer de tudo. Uma nova forma de inventar. Já há mais de uma década que temos uma forma de viajar para Los Angeles na década de 80, sem sair das nossas fronteiras e sem tentar avanços aparentemente impossíveis nas viagens do tempo, com os Affäire, que aproveitam a falta de uma catadupa propriamente dita deste hard rock apetrechado de glam por cá para pegarem na tocha e serem a referência. Continuam “En Route,” esta será apenas mais uma paragem no longo percurso.
É verdade que as referências são notáveis, são específicas, vêm de fora, – já que, volta a repetir-se, não abundou muito dessa vertente do rock por cá, além da maior referência que serão os Ibéria – e nota-se logo que a originalidade não está no topo da lista de prioridades destes hard rockers. Com muito Mötley Crüe que se ouve aqui, o glam é sempre um espaço delicado onde deslocar. Muito sério não pode ser, que a base é a diversão, e foi sempre muito berrante, o que obriga atenção à língua ali encostada ao interior da bochecha. Como ser gozão sem ser paródia. Como prestar tributo aos L.A. Guns, aos Warrant, aos Poison, aos Cinderella e a mais uma data deles sem ser os Steel Panther. Como trazer a graça desses tempos com mais cartuchos do que os The Darkness e com mais classe que os Backyard Babies. E a fórmula para contornar essas coisas já estava descoberta pelos Affäire. “En Route” é disco para amadurecer isso um pouco mais.
É refrão atrás de refrão de colar ao ouvido. Sing along encorajado por gang vocals, como já era costume naqueles tempos, e aquela musicalidade ali bem guardada para surpreender os depreciadores do estilo. Têm a sleaze mais controlada, o que é bom, e não renegam a uma garra mais pesada – “Way Out of Line” é mais W.A.S.P. – ou a outros açúcares, – “More 2 Luv” é um portão para os Def Leppard – mantendo-se coesos e aceitando os clichés que melhor assentam e saltando por cima de outros, – não são baladeiros, por exemplo! – e reduzindo mais no NWOHBM e no punk que os enfeitava mais em registos anteriores. Uma identidade que vai para além da cápsula temporal e um cuidado muito especial em ter malhas em vez de uma gimmick. Mais do que doses letais de laca e maus vícios, os Affäire trazem em “En Route” o que melhor havia na cena glam dos 80, que é a boa disposição e uma escrita de canções subvalorizada. De rock ‘n’ roll sabem eles!
Joke’s on You, Never Grow Old, Way Out of Line
Ibéria, Mötley Crüe, White Lion