Caixão

Herakles / Melqart
2025 | Nuclear War Now!, Caverna Abismal | Black metal

Partilha com os teus amigos

Recuar para os cantos mais soturnos da década de 90 e recuar ainda mais uns séculos para uma civilização anciã, recorrendo a mitologia promete ser uma receita de sucesso para um bom disco de black metal com uma palpável mística. Foi aquilo por que JG optou para “Herakles / Melqart,” novo álbum do projecto Caixão.

É a nível conceptual que se descobre maior profundidade. Aproveita a ligação entre os nomeados Deuses, Herakles – Hércules para nós, leigos – e o mais antigo Melqart, no qual se encontra uma possível inspiração. As doze faixas do disco, introduções e interlúdios incluídos, referem-se, cada uma, às doze árduas tarefas atribuídas pela madrasta Hera, movida a raiva pelo filho ilegítimo do fresco do Zeus. A partir daí abordam-se as semelhanças e paralelismos com Melqart. E temos obra a acompanhar com outro olho, outra atenção. Musicalmente, ajuda a solidificar um disco de black metal que, aparentando-se mais simples e directo, vê aí aberta uma nova panóplia de influências, inicialmente subtis, para enriquecer a crueza dessa música atmosférica mas violenta, e isso já antes de chegar à interlúdica “Augean Stables” e à sua riqueza instrumental, que também tão bem abre o ataque de “Stymphalian Birds.”

A óbvia influência Mediterrânica acaba por lhe dar um carácter único, mesmo que vejam referências Gregas como Rotting Christ antigo ou Varathron a ser atiradas por aí, e com todo o cabimento. Ganha personalidade noutros factores como o cortante sussurro por que opta para a voz, em vez de berraria, e as tais passagens folclóricas e experimentais com que complementa os bem geladinhos riffs e os blastbeats, que aqui até se encontram um pouco mais acelerados em relação ao passado. O projecto Caixão sempre teve cuidado em olhar à história da cultura Ibérica, analisando-a bem de raíz e colocando essa inspiração na sua música. Resulta e que, num futuro em que se olhe para a história da música extrema Ibérica, ninguém se esqueça de projectos cuja crueza e honestidade não corta a ambição e resultados épicos como este aqui.

Músicas em destaque:

Ceryneian Hind, Stymphalian Birds, Cretan Bull

És capaz de gostar também de:

Decayed, Grievance, Rotting Christ


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos