Jerry Cantrell

I Want Blood
2024 | Double J Music | Rock/metal alternativo, Hard rock, Grunge

Partilha com os teus amigos

Podia ser uma enorme pressão, isso de fazer parte de uma das maiores bandas de sempre. Não parece estar a afectar Jerry Cantrell, que vai mostrando com os seus recentes álbuns a solo, que apesar do muito certeiro tiro no escuro que foi a recruta de alguém com quem partilhar os deveres vocais, os Alice in Chains até podiam ter um presente assegurado só na voz de Cantrell. “I Want Blood” traz muito da lendária banda, mas é assim mesmo que consegue ser uma obra com a assinatura inconfundível do vocalista/guitarrista.

I Want Blood” até traz o contrário da violência que o seu título sugere. Nele, Cantrell rodeia-se de um elenco de luxo que, na verdade, são só uns amigos – Duff McKagan, Robert Trujillo, Mike Bordin, e até Greg Puciato num suporte vocal, são apenas alguns exemplos – e não procura o imprevisível. Mas também não pretende dar-nos assim uma colecção de sobras que não serviram para os Alice in Chains. “Degradation Trip,” disco a solo de 2002 tratou de todo o negrume e luto a Layne para ser a sua grande obra-prima em nome próprio. O regresso de “Brighten” já não vem com essa necessidade, nem traz alguma missão de o estabelecer. “I Want Blood” ainda menos. É um conjunto de boas canções, de estilo imediatamente reconhecível. Um disco de cantautor de Cantrell, mesmo que seja um com contornos bem mais negros.

É envolvente, mas pesado. Um hard rock melódico já com barbas, mas que não deixa de ter uma melancolia juvenil. Não nega o grunge, movimento que encabeçou com outros colegas, muitos já defuntos, mas também reconhece o quão limitador é para descrever qualquer obra sua. E é tão depressivo como se esperaria, mas sem deixar de permitir alguma luz. Inevitavelmente próximo do universo Alice in Chains – engana o distraído, até notar que realmente está a faltar uma voz para estar completo – e, quando anda por caminhos mais doomy e arrastados, até podia estar no “The Devil Put Dinosaurs Here.” Preocupou-se apenas com boas canções e não falhou. “I Want Blood” não é Jerry Cantrell a jogar pelo seguro, é a exercer o poder e segurança que já conquistou há décadas.

Músicas em destaque:

Off the Rails, Afterglow, Held Your Tongue

És capaz de gostar também de:

Alice in Chains…


sobre o autor

Christopher Monteiro

Partilha com os teus amigos