//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Tanto de Lana Del Rey que chega a nós. Foi só no ano passado que contámos uma década desde que todos se surpreenderam com um “Born to Die” que parecia ter todos a não saber onde a inserir e o que achar realmente dela. Nesses onze anos, vão oito discos porque não estamos a contar a sua experiência com spoken word pelo meio, nem a derradeira estreia que Lizzy Grant, ou Lana Del Ray, tentou em 2010. Essa assiduidade pode ser justificada com uma curta frase que tanto se adequa à artista e que talvez ela apreciasse. “Antigamente era assim.”
“Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd” é um estupendo companheiro de madrugadas prolongadas solitárias e vem reforçar Lana Del Rey como uma genuína representação daquela expressão irritante que muitos adequam erroneamente a si próprios. “Nasceu na geração errada.” E deixa-o transparecer naquela tal proficuidade discográfica, na capa deste novo disco e, claro, o mais importante, na escrita das suas canções. Uma cantautora clássica, continua a encostar-se ao antigo, mas já além da mera gimmick. A menina promíscua do “Born to Die” e seus sucessores está cada vez mais emocional e introspectiva, sem abandonar a sua irreverência que, mesmo com o esgar provocador mais contido, é-lhe cada vez mais intrínseca.
O disco é desafiante e não é só pelo título longo. Tudo é longo aqui. E continua a mesma vertente de supremacia de baladas ao piano. Um falso minimalismo que tenta esconder canções grandes. A preferir a subtileza nas melodias ao imediato e orelhudo, como se tivesse ganho alergia a êxitos. Contudo, não é uniforme, bem além do gospel introdutório de “The Grants.” O hip hop volta a espreitar na segunda metade de “A&W” e com o surpreendente fecho do disco que é o par “Peppers” e “Taco Truck x VB.” Do mais “Born to Die” que se encontra por aqui. Tem uma duração pesada, longos interlúdios questionáveis e o risco da intersemelhança entre as canções mais melancólicas. Mas com fortes argumentos para que se junte uma respeitável legião a destacar este “Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd” como o seu melhor. E quando isso começa a ser invocado a cada lançamento seu, é porque a menina afinal sabe bem o que anda a fazer e os detractores iniciais que não viam “aquela gaja estranha de imagem falsa e forçada” a ir longe, eram capazes de estar errados.
A&W, Grandfather Please Stand on the Shoulders of My Father While He’s Deep-Sea Fishing, Peppers
Zella Day, Father John Misty, Her Shadow