//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
E com esta edição se completa a trilogia. E nem é só para cumprir calendário, a este ponto já é para corresponder à procura e aos pedidos. Muito sucesso e interesse já se pode apontar a esta compilação dedicada ao metal Açoriano, a provar que qualquer défice de atenção que pairasse sobre ela não seria por falta de qualidade. Muito pelo contrário.
“Azores & Metal, Vol. III” segue a mesma vertente dos dois registos anteriores, com mais um forte leque de bandas, algumas repetentes, outras retornadas e sempre alguma estreante para dar o gosto de saber que não param de aparecer novidades. Entre essas novidades contam-se os modernismos musculados dos None the Less e dos InnerCircle, a familiaridade gótica dos Dust Project e o gelo do black metal dos Mournolith Abyss, banda nova que por acaso até é composta por veteranos já mais habituados a fazer parte deste plantel.
A partir dessa amostra já dá para se ter uma noção bastante geral do que compõe sempre estas compilações. A variedade. Que é uma boa identidade para a cena Açoriana. Há um pouco de tudo, quer se sinta muitas pendências para os lados góticos como dos veteranos A Dream of Poe ou dos assíduos Drvzka – dois exemplos que, por si, já são bastante diferentes – ou se espere algo na veia arockalhada dos inevitáveis Morbid Death. Na verdade há uma cena extrema que se encontra nos omnipresentes e tão promissores – ou já estabelecidos? – Dark Age of Ruin ou no desenfreamento thrasheiro dos Damage Device, que convive lindamente com o heavy tradicional, melódico, de aromas progressivos dos After the Rain ou com o rock ‘n’ roll mais descontraído dos Crossfaith. O bom sinal de que não falta vida ou variedade numa cena que se vê ali “presa” ou renegada. Talvez o fosse até agora. Que já percebemos desde a primeira edição que vale bem a pena voltar a cabeça para os Açores, não só pelo seu incalculável valor paisagístico, cultural e folclórico… Mas por também ter um underground de categoria.
Golgotha (Dark Age of Ruin), The Lament of Phaethon (A Dream of Poe), Lost (Drvzka)
É ver os alinhamentos das outras duas edições e ver quais não estão cá. Porque há muito mais!