5º ciclo Topografias Imaginárias: A Cidade Como Estúdio

por Arte-Factos em 23 Novembro, 2018

Nos próximos dias 5, 6, 7 e 8 de Dezembro, o Arquivo Municipal de Lisboa – Videoteca (Largo do Calvário, Alcântara) irá organizar 4 sessões de visionamento comentado no âmbito do 5º ciclo Topografias Imaginárias, ciclo em que se exploram os modos pelos quais o cinema reformula a cidade de Lisboa.

O tema deste 5º ciclo de visionamentos comentados é “A cidade como estúdio”. Nalguns dos filmes programados a ideia de estúdio é literal: Lisboa é recriada dentro de um estúdio, americano por exemplo, como em Storm over Lisbon (5 Dezembro, 15h); noutros filmes esta ideia é menos literal, mas todos permitirão descobrir as operações que, num filme, são levadas a cabo para que o espaço real seja um espaço que cabe (na representação). Esta exploração levantará questões de cinema, mas também vai levantar perguntas sobre a cidade: que têm estas operações fílmicas (de arrumação, limpeza, hierarquização) com as acções levadas a cabo no espaço urbano de Lisboa e que consequências têm estas nos modos da sua habitação?

Cada sessão começa, às 15h, com o visionamento comentado dos filmes em que participarão, entre outros, Irene Flunser Pimentel (historiadora), Tiago Baptista (director do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), Joana Braga ou António Brito Guterres (investigadores muito activos na reflexão sobre a cidade de Lisboa), João Sousa Cardoso (encenador e cineasta), Ricardo Gross (escritor, actor).

Este programa de Topografias Imaginárias fecha o ciclo até aqui dedicado ao encontro do cinema com a arquitectura e antecede e prepara o ciclo a iniciar na próxima edição, com um programa que sairá para a rua ao encontro dos espaços reais, auscultados a partir da sua sonoridade.

5 DEZEMBRO

Storm over Lisbon, George Sherman, 1944, 86’

Comentado por: Eliana Sousa Santos; Luís Mendonça; Mariana Liz

6 DEZEMBRO

A Canção de Lisboa, Cottinelli Telmo, 1933, 90’

Lisboa de Hoje e Amanhã, António Lopes Ribeiro, 1948, 40’

Comentado por: Tiago Baptista; António Brito Guterres

7 DEZEMBRO

Brandos Costumes, Alberto Seixas Santos, 1975, 75’

Comentado por: Irene Flunser Pimentel; Joana Braga

8 DEZEMBRO

O Bobo, José Álvaro de Morais, 1987, 127’

Comentado por: João Sousa Cardoso; Ricardo Gross; Susana Ventura

Mais informações aqui.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos