//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
20 anos após a estreia, os portugueses poderão rever A Sombra dos Abutres de Leonel Vieira, agora numa edição renovada em DVD que se junta à Colecção Academia da Academia Portuguesa de Cinema. O DVD será apresentado na sexta-feira, 13 de Abril, às 18h30, na FNAC dos Armazéns do Chiado, em Lisboa.
Leonel Vieira realizou A Sombra dos Abutres em 1998, com apenas 27 anos. O filme retrata a repressão política da década de 60 em Portugal seguindo a história de Daniel (Vítor Norte), um mineiro que se torna o rosto da greve do seu grupo de trabalho numa mina de Trás-os-Montes. A Guarda Nacional Republicana começa por reprimir a greve mas é a PIDE que torna Daniel, que apenas lutava por melhores condições de vida, o protagonista do movimento, suspeitando de que ele está a ser manipulado por forças políticas contrárias ao regime. Daniel tenta, na companhia do cunhado Zé (Diogo Infante) fugir para França, mas o cerco da implacável perseguição aperta-se cada vez mais, sob a direcção do inspector determinado a caçar o seu homem (José Wallenstein).
O lançamento do DVD vai contar com a presença do realizador, de alguns dos actores que integram o elenco e de elementos da equipa de produção. Recorde-se que A Sombra dos Abutres foi a estreia de Leonel Vieira na realização, numa carreira que já conta com 12 filmes e que inclui o mais visto de sempre pelos portugueses: o remake de O Pátio das Cantigas, de 2015.
A Academia Portuguesa de Cinema lançou a Colecção Academia em 2015. Os dois primeiros títulos foram A Mulher do Próximo de José Fonseca e Costa e Domingo à Tarde, a primeira longa-metragem de ficção do realizador António Macedo. Em 2017, juntou-se à colecção Manhã Submersa, de Lauro António.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)