//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Billy Woodberry apresentará os seus filmes na Cinemateca, em Lisboa, em duas sessões especiais a realizar nos próximos dias 29 e 30 de Abril, às 19 horas, numa iniciativa organizada em colaboração com a nona edição dos Encontros Cinematográficos que decorrem no Fundão entre 26 e 28 de Abril, e em que o realizador norte-americano participa como um dos convidados.
Nascido em 1950, em Dallas, Billy Woodberry é um dos fundadores do movimento colectivo de cineastas afro-americanos “L.A. Rebellion”, surgido em Los Angeles entre a geração que estudou cinema na UCLA entre as décadas de 1960 e 80. A sua primeira longa-metragem de ficção, Bless their Little Hearts (1984), é uma obra essencial desse movimento e do cinema independente americano. A sua surpreendente curta-metragem anterior, The Pocketbook (1980), adapta um conto de Langston Hughes. Recentemente, o trabalho de Billy Woodberry tem-se centrado no registo documental de Marseille après la guerre, composto a partir de uma série de imagens fotográficas dos arquivos do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Marítimos dos Estados Unidos, ou And When I Die I Won’t Stay Dead (2015, prémio de melhor documentário de investigação do Doclisboa 2015), que retrata a vida e obra do poeta e activista Bob Kaufman (1925-1986), também conhecido como “uma das vozes esquecidas da beat generation”.
Filmes de Billy Woodberry a apresentar pelo realizador na Cinemateca:
Mais informações sobre os Encontros Cinematográficos aqui.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)