//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A 5ª edição do Mexe propõe um encontro com as diversas formas de produzir “o comum” no agora. Decorre de 16 a 22 de Setembro no Porto.
Começa esta sexta, dia 13 de Setembro, o pré-Mexe. Ao longo do fim-de-semana são nove os filmes que visitam as histórias e trabalhos de diversas instituições e figuras cujo trabalho procura aproximar a arte das populações. Destaque para a estreia de Mexe – Cidade, Corpo Coletivo, um documentário sobre o próprio festival, e de Revoada, um olhar sobre o pensamento de Álvaro Laborinho Lúcio.
Com estreia marcada para sexta, o pré-Mexe arranca com a estreia de Mexe – Cidade, Corpo, um documentário que revisita o passado e concretiza o presente do Mexe, revelando o invisível dos processos coletivos que suportam e inspiram suas ações diversas e complementares ações. É vasto e diverso o percurso de Álvaro Laborinho Lúcio, jurista, escritor, professor e ex-ministro da justiça. Uma trajetória profissional multifacetada que, na base, é reveladora do seu compromisso e dedicação ao bem comum. Em Revoada facilita-se o acesso ao seu pensamento, deambulamos pelos caminhos da educação, da arte e da cidadania; dá-se lugar ao espanto, reacendem-se as perguntas, o pensamento e a ação.
Do pensamento ao objecto, em Histórias em viagem, Camino Real – uma viagem de e no encontro com a comunidade e Tu e Eu, e agora? visitamos o dia-a-dia de três espectáculos que trabalham as identidades em diferentes comunidades. Na reflexão e discussão sobre estereótipos de género e assédio sexual, #nãoénão revela a urgência de uma ação coletiva para a mudança de comportamentos face à discriminação. Na mostra de outros exemplos, Art i Part, Local Programme for community arts creation, compila as histórias e personagens dos bairros de Barcelona, enquanto Incomuns acompanha experiências de coletivos artísticos e culturais na cidade de São Paulo que envolvem comunidades e pessoas diversas evidenciando como produzem convivências na cidade e experimentações do comum. Fechar com Trabalha, Trabalha!, que acompanhou o projeto Conhece o meu vizinho?, uma produção do Teatro Municipal do Porto que convidou comerciantes vizinhos do Teatro a perspectivarem os seus locais de trabalho quotidianos através de um outro ângulo.
PROGRAMA PRÉ-MEXE
Sexta, 13 setembro, 19h00 @ Cinema Trindade
Mexe – Cidade, Corpo Coletivo(Estreia)
Comentado por Maria Vlachou (Acesso Cultura)
Sexta, 13 setembro, 20h00 @ Cinema Trindade
Revoada
Com a presença de Álvaro Laborinho Lúcio
Sábado, 14 setembro, 19h00 @ Associação de Moradores da Lomba
Histórias em viagem
Sábado, 14 setembro, 20h00 @ Associação de Moradores da Lomba
Camino Real – uma viagem de e no encontro com a comunidade
Domingo, 15 setembro, 16h00 @ Casa d´Artes do Bonfim
Tu e Eu, e agora?
Domingo, 15 setembro, 17h00 @ Casa d´Artes do Bonfim
#nãoénão (Estreia)
Domingo, 15 setembro, 19h00 @ Casa d´Artes do Bonfim
Art i Part, Local Programme for community arts creation (Estreia Nacional)
Domingo, 15 setembro, 19h45 @ Casa d´Artes do Bonfim
Incomuns (Estreia Nacional)
Domingo, 15 setembro, 20h35 @ Casa d´Artes do Bonfim
Trabalha, Trabalha!
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)