O COURAÇADO POTEMKINE de Serguei Eisenstein musicado ao vivo pela Orquestra de Jazz de Matosinhos

por Isabel Leirós em 12 Setembro, 2019 © "O Couraçado Potemkine" de Serguei Eisenstein

Na noite de 12 de Outubro, a Orquestra de Jazz de Matosinhos (OJM) apresenta uma nova banda-sonora para O Couraçado Potemkine de Serguei Eisenstein, numa composição de Pedro Guedes, director da OJM.

É um dos melhores filmes de todos os tempos, um dos mais conhecidos da história do cinema e apresenta uma das mais célebres sequências da sétima arte. Para Charlie Chaplin, era mesmo o seu favorito.

Realizado por Sergei Eisenstein, O Couraçado Potemkin é um filme mudo soviético que estreou em 1925 e apresenta uma versão dramatizada da rebelião ocorrida em 1905, onde os tripulantes do navio de guerra Bronenosets Potyomkin/O Couraçado Potemkin se revoltaram contra seus oficiais superiores. Razões mais que suficientes para este ser um grande desafio para a Orquestra Jazz de Matosinhos e o seu director, Pedro Guedes, compositor da música original.

 

 

De 12 a 19 de outubro, em vários espaços da Casa das Artes, o quarto episódio do Close-up – Observatório de Cinema, apresentará cerca de 40 sessões de cinema contemporâneo cruzadas com a história do Cinema, incluindo um passeio pelo Cinema Francês, sob o mote do Tempo (o que passa e o tempo do Cinema), incluindo filmes comentados por realizadores, jornalistas e académicos, sessões especiais e ante-estreias, e um panorama em volta da obra de Eduardo Brito. Haverá também espaço para conversas, música e poesia no café-concerto e no foyer, e sessões para famílias e para escolas, com filmes, oficinas e uma masterclasse de Pedro Serrazina.


sobre o autor

Isabel Leirós

"Oh, there is thunder in our hearts" (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos