Cláudia Varejão chega à FILMIN

por Arte-Factos em 18 Maio, 2018

Esta semana, a FILMIN dá a conhecer a obra da cineasta portuguesa Cláudia Varejão com o premiado documentário Ama-San, que incide sobre as mulheres pescadoras de uma pequena vila japonesa; No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos, um filme sobre a Companhia Nacional de Bailado; e as curtas-metragens Luz da Manhã e Um Dia Frio.

Uma oportunidade para descobrir o olhar de uma artista que, com sensibilidade e espírito de observação, captura os momentos da vida e, através da imagem, do som, das cores e do silêncio, deixa-os expressarem-se e comunicarem com o espectador.

São quatro títulos, alguns em exclusivo em Filmin, que estão disponíveis a partir de hoje para todos os subscritores sem custos adicionais, assim como via aluguer individual para os não subscritores por 0,95€, no caso das curtas-metragens, e 2,95€.

…………

Cláudia Varejão nasceu no Porto e estudou cinema no Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a escola alemã Deutsche Film und Fernsehakademie Berlin, na Academia Internacional de Cinema (AIC) em São Paulo, Brasil e fotografia na AR.CO, em Lisboa. Realizou o documentário Falta-me (Menção Honrosa DocLisboa 2005 e It’s All True Festival São Paulo 2007) e as curtas-metragens Fim-de-semanaUm Dia Frio (Melhor Curta de Língua Portuguesa no Cineport 2009, Grande Prémio Internacional no Festival de Lille 2009, Prémio de Júri no Mediterranean Short Film Festival of Tangier, Grande Prémio no Montpellier International Festival of Mediterranean Film 2009 e prémio da Crítica no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira) e Luz da Manhã (prémio Melhor Filme A Árvore da Vida no Festival Indie Lisboa 2012).Em 2016 estreia no Cinema du Réel a sua primeira longa metragem No escuro do cinema descalço os sapatos, um filme sobre a Companhia Nacional de Bailado. Também em 2016, Cláudia Varejão estreia Ama-San no Visions du Réel, filme premiado com uma menção honrosa no Festival Internacional de Karlovy Vary.


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos