//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
O Festival Internacional Signes de Nuit é uma mostra e competição de cinema e vídeo, sediado em Paris, já na sua 14a edição, cujo programa circula por várias cidades do mundo. Em 2016 decorre a sua segunda edição em Lisboa, entre 1 e 9 de Outubro, com projecções em três espaços distintos: o Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa, o espaço da Desterrense Associação Recreativa e Cultural (DARC), localizado no Desterro, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
O programa deste festival é composto por mais de 50 filmes que propõem visões novas sobre a realidade, um tratamento de imagens diferenciado e uma aproximação crítica aos momentos cruciais da existência humana. Cria espaço e dá lugar a um cinema que testa os seus próprios limites, livre das pressões formais tradicionais, dedicado à experimentação. O festival é composto por 4 secções competitivas: curtas metragens, documentários, cinema transgressivo e focus. Alguns filmes têm aqui a sua estreia nacional e até internacional.
O programa desta edição exibe uma retrospectiva de Jay Rosenblatt, artista norte-americano que trabalha como realizador independente desde o início dos anos 80, tendo concretizado, desde então, mais de 30 filmes em torno das emoções e da psicologia humana. Haverá ainda uma pequena retrospectiva à cineasta grega Konstantina Kotzamani. De destacar, no âmbito da sua filmografia, o internacionalmente premiado “Washingtonia”.
A entrada é livre e toda a programação pode ser consultada em www.signesdenuit.com.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)