KILAS, O MAU DA FITA é exibido em Lisboa este mês

por Arte-Factos em 1 Novembro, 2019

Kilas, o Mau da Fita é exibido em Lisboa no próximo dia 9 de Novembro, no âmbito do ciclo de cinema Topografias Imaginárias (ler mais). A sessão decorre na Casa do Alentejo (Rua das Portas de Santo Antão), um dos cenários do filme de José Fonseca e Costa estreado em 1980.

Um filme onde a música é constitutiva à narrativa cinematográfica. Como um terceiro andamento, a sua potência musical é evidente na própria conceção em forma ABA, abertura que é já o final, minueto que se transmuta em tango e em que o grito lancinante da sirene da ambulância se transforma, em retrospetiva, como o anúncio da perda, a ferida que percorre todo o filme e que culmina no solo instrumental da Valsa da Ana. Com música e argumento de Sérgio Godinho, Lisboa aparece através dos seus personagens cuja substância é musical — do Fado do Kilas à Balada da Rita, no início a cappella e na sua conclusão em disco, junta-se-lhe a sonoridade característica de um certo linguajar urbano. A aurora, que abre e fecha este filme, recorta-se no telhado de vidro do único espaço que sobrevive, íntegro, na Lisboa de agora.

 

PROGRAMA

15h30 visionamento comentado por João Pedro Cachopo, José Bértolo
17h30 projeção do filme completo


sobre o autor

Arte-Factos

A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)

Partilha com os teus amigos