//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A 6ª edição da MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista decorre de 3 a 6 de Outubro, no Teatro Rivoli, no Porto. Promovida pelo Movimento SOS RACISMO, a MICAR pretende contribuir para uma memória histórica plural e representativa, com o objectivo não só de documentar, mas também de construir uma narrativa mais inclusiva e participativa, que assegure uma reflexão crítica e reconheça e problematize os perigos actuais, como o ressurgimento de ideologias de extrema-direita, a normalização do discurso de ódio e populismo, e a marginalização de migrantes, refugiados e minorias étnicas.
Nesta edição, a MICAR pretende chamar a atenção para a forma como os eventos passados e contemporâneos se interligam e estão na génese da perpetuação de fenómenos de racismo estrutural e práticas discriminatórias sociais, como forma de contribuir para a construção de um futuro mais justo, livre de racismo e xenofobia.
Do programa – que pode ser consultado aqui – destacamos:
No foyer do pequeno auditório, durante os dias da MICAR, estará ainda patente a exposição “Caminhos do colonialismo português”, comissariada por Hugo Pereira e Bruno Navarro (investigadores CIUHCT).
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)