//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
No dia 27 de Julho, pelas 22h15, o Canal HISTÓRIA exibe em exclusivo em Portugal o aclamado documentário They Shall Not Grow Old (Eles Não Envelhecerão), que presta homenagem aos soldados que participaram na Primeira Guerra Mundial através de imagens coloridas e remasterizadas. A estreia do documentário coincide com o aniversario do começo da chamada Grande Guerra. Dirigido e produzido pelo cineasta oscarizado, Peter Jackson, conhecido pelas trilogias de sucesso Lord of the Rings e Hobbit, They Shall Not Grow Old transporta o espectador numa viagem no tempo para experienciar a história com aqueles que realmente estiveram lá, em combate, durante o conflito.
Aplicando restauração de última geração, coloração e tecnologias 3D às imagens centenárias – cuidadosamente escolhidas entre centenas de horas de filmes originais da Primeira Guerra Mundial, conservados nos arquivos do Imperial War Museum (IWM), Jackson criou uma experiência cinematográfica envolvente, imersiva e autêntica. A única narração vem de veteranos da Grande Guerra, seleccionada entre mais de 600 horas de entrevistas no arquivo da BBC e do IWM, resultando num relato emocionante de The War to End All Wars contado pelos soldados que a experienciaram.
Entre 1914 e 1918, este conflito global mudou o curso da história. As pessoas que o experienciaram não viviam num mundo silencioso e a preto e branco. Ao restaurar as filmagens originais, a um nível nunca visto, a face humana da Primeira Guerra Mundial surge com uma clareza vívida através do nevoeiro do tempo. Jackson capta a experiência do dia-a-dia dos soldados e revela a realidade da guerra para os que estão na linha de frente: as suas atitudes em relação ao conflito; a sua camaradagem e sua necessidade de humor no meio do horror; as funções da vida quotidiana nas trincheiras; e como eram suas vidas durante os períodos de descanso.
Usando técnicas de ponta para transformar as imagens de há um século atrás em imagens que poderiam ter sido feitas hoje, Jackson lembra e homenageia uma geração que foi mudada para sempre pela guerra mundial.
They Shall Not Grow Old esteve nomeado na categoria de Melhor Documentário de 2018, nos Prémios BAFTA. Foi dirigido por Peter Jackson e produzido por Clare Olssen e Jackson, com Ken Kamins, Tessa Ross, Di Lees e Jenny Waldman como produtores executivos. O filme foi editado por Jabez Olssen e a música é de David Donaldson, Janet Roddick e Steve Roche.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)