//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Manuel Casimiro: Pintar a Ideia é o documentário de Isabel Lopes Gomes sobre o universo do multifacetado pintor, fotógrafo, escultor, criador de instalações e, pontualmente, cineasta, que é exibido sexta-feira, 29 de novembro, pela Cinemateca Portuguesa, na sala M. Félix Ribeiro, pelas 21h30, no âmbito do ciclo “Ante-Estreias”.
Este quarto documentário de Isabel Lopes Gomes sobre artistas plásticos aborda a vida e a obra de Manuel Casimiro procurando «ligar as pontas de uma obra cujo conhecimento entre nós é ainda, para muitos, lacunar».
Manuel Casimiro (filho do realizador Manoel de Oliveira) expõe em Portugal desde os finais dos anos 60 e tem um percurso internacional, vivendo e expondo em muitos países europeus e nos EUA.
“Percebendo como essa errância, somada à insistência no primado da pesquisa e da experimentação (que Casimiro sempre opôs à vontade de construir uma “carreira”), estará associada ao que será ainda essa visão lacunar do seu trabalho, e querendo justamente chamar a atenção para a continuidade de percurso e de pensamento nesse trabalho, Isabel Gomes constrói o filme como uma cartografia de referências (obras, lugares, depoimentos) tratando-as como peças de um puzzle em que realmente interessa a perceção global.”
O filme conta com depoimentos do próprio Manuel Casimiro e de outros artistas, bem como dos filósofos Jean-François Lyotard, Vincent Descombes e Christine Buci-Glucksmann, do romancista Michel Butor, do historiador e crítico de Arte Bernardo Pinto de Almeida, do académico Jonathan Dronsfield e de Pierre Restany, historiador e crítico de arte, entre outros.
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)