//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Acabaram-se os festivais de Verão, mas os de Outono já aí estão à porta. Há mais de dez anos que o Jameson Urban Routes, em cumplicidade com o MusicBox, seu anfitrião todos os anos, traz propostas da melhor e mais interessante música popular – ou popular urbana, porque não dizê-lo? – da actualidade, com alguns nomes já estabelecidos à mistura.
A edição deste ano, agendada de 22 (terça-feira) a 26 (sábado) de Outubro, conta com nomes de apetecível arrojo artístico, do math rock dos Battles à pop experimental e barroca de Kelsey Lu, passando pelas mesclas dos Altin Gün, colectivo holandês com saudades da Anatólia. Mais ainda, conta com nomes da mais recente música de língua portuguesa: dia 23 é dose dupla de Carne Doce (Brasil) e Bruno de Seda ou Bruno Martins, teclista dos Equations que lançou este ano um agradável e apropriadamente suave disco homónimo.
Já na segunda parte da sessão de dia 24, depois da pop híbrida do violoncelo de Kelsey Lu e da experimentação da harpa de Angélica Salvi, há trio lusófono a acompanhar DJ Haram: Odete, que tem um interessante Amarração para apresentar, DJ Narciso, membro da RS Produções (Príncipe sempre presente no MusicBox) e, directamente de São Paulo, Badsista.
Em termos de pop contemporânea temos Bad Gyal, que faz a outra metade da sessão de dia 25, que tem na outra metade uma interpretação inédita desse agora-já-todos-gostam que é Mother Earth’s Plantasia (o disco de Mort Garson reeditado pela melhor editora do Mundo, a Sacred Bones) da autoria de músicos tão díspares quanto Bruno Pernadas e Moullinex.
Depois do arranque dia 22 com os consagradíssimos Battles, um outro nome grande para fechar a edição, os Altin Gün, banda que é de um lado mas que gosta de tocar coisas de outro – acompanhados dos nacionais Môrus. Fecha a edição com mais música da Portugalidade: a curitibana Karol Conka vem farofar o Cais do Sodré, acompanhada de mais uma revelação nacional com braço de kung fu e rimas da Margem Sul até Macau, Chong Kwong.
Como podem ver, um excelente tónico para quem já está farto de ver folhas caídas. Podendo, é ir ali ao Cais do Sodré.
Preços entre os €10 e os €15. Mais informações e bilhetes aqui.