//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
A MIL Lisboa – Lisbon International Music Network é uma plataforma para análise crítica e descoberta de novos caminhos para a promoção musical, que tem por missão a valorização e a divulgação da música popular moderna de origem lusófona, tendo em vista a sua internacionalização. Nasceu em 2017 e regressa este ano nos dias 4, 5 e 6 de Abril ao coração da cidade.
Para além de uma programação de concertos aberta ao público, existe uma secção para profissionais que actuam na dinamização cultural do país, com um painel ambicioso de palestrantes nacionais e internacionais.
No primeiro dia, 4 de Abril, a abertura do evento é conduzida por Mário Lopes à conversa com José Fortes, produtor que trabalhou com os mais importantes nomes da música nacional das décadas de 1960, 70 e 80. José Mário Branco, Paulo de Carvalho, Amália, Heróis do Mar, Mão Morta e Sérgio Godinho estão no seu histórico.
Para a mesma data, destaque para os desafios de uma tournée internacional para bandas indie, tema da conversa Tour: DIY; e para um painel sobre a crescente relevância do hip-hop, género que tem aproveitado a era digital para uma eficaz auto-promoção.
A 5 de Abril será possível ouvir novas ideias para a promoção musical, optimizando as ferramentas e soluções digitais omnipresentes no nosso quotidiano: Communication and content creation para a melhor promoção e distribuição musical; Making the most of music publishing sobre estratégias de promoção; e Rethinking The Digitalization Of Music: Are Streaming Services Providing Another Way Of Being Indie? em que o foco será o aproveitamento destes canais para alcançar um público mais alargado. Destaque ainda para o espaço dedicado à imprensa especializada na talk Music Journalism: Tools, Strategies And Targets.
A Lovers & Lollypops marcará presença para partilhar as suas experiências na organização dos emblemáticos festivais Tremor e Milhões de Festa; e a organização do festival Bons Sons falará sobre o ambiente único e da criação da sua tribo.
Para o último dia, 6 de Abril, o marketing musical será o tema central em “If It’s A Brand, Think Like It: Music Marketing Strategies For Bands“, uma masterclass com o director da School of Music Business of London sobre a construção de identidade de uma banda. Na sessão “Music Moves Europe” conheceremos as ambições da UE para o ecossistema artístico comunitário, e nas apresentações “LUCFest” e “Mercat De Música Viva De Vic” conheceremos o panorama musical no Taiwan e na Catalunha, respectivamente. A última talk da 2ª edição do MIL Lisboa será sobre música e activismo, o papel da politização e do impacto sócio-cultural da arte.
O Brasil estará em destaque na convenção, com painéis sobre a ligação Portugal/Brasil em cada dia dos quais se esperam a criação de oportunidades de intercâmbio com o maior mercado musical da América Latina:
4 de Abril: uma talk com representantes institucionais que dinamizam a troca musical e uma sessão com a editora de música brasileira sediada em Londres “Mais um Discos“, conhecida pela aposta em Elza Soares;
5 de Abril: sessão “Brazilian Music Market Insights“;
6 de Abril: os 20 anos do Festival Bananada, a convenção SIM Paulo e a plataforma Brazil Music Summit estarão em destaque em sessões dedicadas.
Os bilhetes para profissionais estão à venda, com o preço de 60eur para os 3 dias. Mais informações aqui »
A Arte-Factos é uma revista online fundada em Abril de 2010 por um grupo de jovens interessados em cultura. (Ver mais artigos)