OUT.FEST – Primeiras Confirmações do Festival Barreirense

por Ricardo Almeida em 5 Junho, 2024

Poucas cidades transpiram a ideia de comunidade e associativismo como o Barreiro. Haverão, com certeza, pontos que explicam o fenómeno, contudo o que nos interessa aqui e agora é mais o efeito que a causa.

Epicentro — um dos, sejamos justos — da produção e divulgação cultural da cidade, o OUT.FEST — Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro completa 20 anos, e a primeira leva de nomes não deixa cair por terra as expectativas de uma digna celebração de duas décadas ao serviço da ambição que interessa, toldada naturalmente pela ética, o arrojo e a independência na curadoria — essenciais —, bem como o respeito e tratamento irrepreensível dos artistas, público e — já agora — imprensa mais e menos oficial.

O festival decorre entre 2 e 6 de Outubro, e desta primeira vaga de confirmações destacamos:

Zoh Amba

Delicada e com os pés bem assentes na fugacidade do presente, Zoh Ambanatural do Tennessee e com apenas 24 anos —, faz do free jazz o seu gospel. A saxofonista, que passou pela Fundação Calouste Gulbenkian há menos de um ano, tem efectivamente provas dadas em diversos quadrantes do jazz contemporâneo. Da sua carta de apresentação constam discos e actuações com nomes maiores da improvisação, como Chris Corsano e Bill Orcutt — bem conhecidos dos palcos nacionais, inclusivamente do próprio Out.Fest —, discos partilhados com e editados por John Zorn, e mais recentemente uma inusitada (ou não) aparição em palco durante o set dos batedores do metal experimental de Aaron Turner (ISIS, Old Man Gloom, Mamiffer), os Sumac.

 

Armand Hammer

Há dez anos que o duo composto por Billy Woods e Elucid chuta cá para fora o que de melhor se faz no universo hip hop — rimas acutilantes envolvidas em produções ousadas, exigentes e virtuosas. Se há uma caravana do rap, estes dois seguem na dianteira.

Nazar

Cunhando para si e com toda a legitimidade o termo ‘Rough Kuduro’ nos seus tempos iniciais, este artista angolano sediado em Amsterdão tem vindo a revolver com uma força assinalável as implicações inerentes a essa mesma descrição.

Entre as primeiras confirmações encontram-se ainda Alfredo Costa Monteiro, Donna Candy, Eve Aboulkheir, Fujita Yosuke, Nu No, A Viagem d’Os Heróis Indianos Romanos Africanos e Speaker Music. Os passes gerais podem ser adquiridos aqui.


sobre o autor

Ricardo Almeida

Partilha com os teus amigos